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Notícias / Educação

Documento elaborado em Conferência fortalece o Ciclo em Mato Grosso

Da Assessoria/Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) dá início ao processo de sistematização de um documento referência pós IV Conferência Estadual de Educação e Conferência Estadual do Ciclo de Formação Humana (Conec) que vai garantir o fortalecimento do Ciclo de Formação Humana.

Essas contribuições - coletadas em rico processo democrático envolvendo escolas, assessorias pedagógicas e os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação - posteriormente serão empregadas para a composição de um grande documento sobre a Política Estadual de Educação Básica no Estado.

Conforme o coordenador do Ensino Fundamental da Seduc, Daltron Maurício Ricaldes, todas as contribuições foram coletadas e pautadas em cinco eixos: legislação, práticas pedagógicas, gestão das escolas de ensino fundamental, estrutura organizacional e formação dos professores.

“Estamos organizado esse processo desde o início do ano, e efetivamente desde setembro a coleta, a discussão diagnóstica teve início nas escolas. A reflexão crítica é necessária e oportuniza o debate sobre a escola que queremos e as medidas adotáveis. Nessa grande discussão tivemos todos os atores envolvidos no processo educacional e a Conec demonstrou que nosso problema continua sendo a aprendizagem do aluno, e o desenvolvimento do trabalho integrado, coletivo na escola. O problema do ‘João’ é de todos, não exclusivo de um professor”, diz o coordenador.

Na opinião do assessor pedagógico de Terra Nova do Norte, Nelson Franceschi, muitos profissionais ainda insistem em resistir ao Ciclo pela falta de amadurecimento quanto às concepções do modelo implantado. Ele atribui a alta rotatividade dos profissionais, a falta de entendimento quanto ao processo. Ele ainda corrobora com a opinião do coordenador de ensino fundamental da Seduc, Daltron Ricaldes, quanto a falta de compreensão de muitos profissionais que seguem a linha da educação segmentada, o que tende a fragilizar o processo. “A Conec possibilita o repensar sobre essa prática. A compreensão deve ser a de que somente a ação conjunta é que vai possibilitar resultados”.

Quanto à publicação do documento referência, a professora da Escola Estadual Sarita Baracat, Janete Martins, avalia que há necessidade premente de um suporte para o desenvolvimento das práticas. "O professor tem de buscar mais, pesquisar, se qualificar, e esse será um importante instrumento".
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