Imprimir

Notícias / Educação

Escola de Governo terá Centros de Inclusão Digital em 2013

Da Assessoria/SAD-MT

A partir de 2013, a Superintendência de Escola de Governo, ligada a Secretaria de Estado de Administração (SAD), passará a contar com quatro Centros de Acesso a Tecnologia de Inclusão Digital (CATIS), num total de 44 novos computadores, tanto para atender a população quanto para oferecer cursos de capacitação aos servidores públicos estaduais. O convênio com o Governo Federal foi assinado na última sexta-feira (07) pelo secretário de Administração Cesar Roberto Zilio.

O superintendente da Escola de Governo, Jefferson Luis Daltro Monteiro da Silva, explicou que a implantação dos CATIS irá possibilitar a renovação da área de informática, permitindo oferta de novos cursos para os servidores. “A Escola de Governo também será aberta para a comunidade local durante o horário de expediente. O interessado será cadastrado e poderá ser usuário do CATIS para estudo, pesquisa e outros serviços oferecidos pela Internet, como consultas e pagamentos bancários, entre outros”, explicou o superintendente.

A previsão, segundo Jefferson Luis, é de que os quatro CATIS já estejam em funcionamento na Escola de Governo a partir de fevereiro de 2013. Ele também explicou que a implantação dos CATIS na estrutura da Escola possibilitará a criação de um ambiente para que as máquinas sejam aliadas com a biblioteca já existente no local, integrando o ambiente de estudo e pesquisas à disposição dos servidores públicos e da comunidade em geral.

Os kits entregues a partir da assinatura do convênio são compostos de computadores, impressoras, projetores multimídia, ar condicionado, estabilizadores, móveis e quadro branco. “Todo o repasse feito é físico e não financeiro. A contrapartida do Estado é manter os centros funcionando, dar acesso para a população e ministrar cursos aos servidores e consequentemente para a comunidade”, finalizou Jefferson.

O convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia para implantação de CATIS em Mato Grosso foi articulado pelo atual vice-governador Chico Daltro, com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Valtenir Pereira (PSB), Eliene Lima (PBD), Pedro Henry (PP) e Wellington Fagundes (PR), e a entrega dos primeiros kits foi realizada pelos secretários José Lacerda, da Casa Civil e Áurea Regina Ignácio, da Ciência e Tecnologia.


Imprimir