Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Estudo mostra que 160 espécies de plantas estão ameaçadas no Rio

G1

Um estudo feito pelo Centro Nacional de Conservação da Flora em todo o país mapeou as espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Só no estado do Rio de Janeiro, são cerca de 160 espécies de plantas, como mostrou o RJTV nesta quarta-feira (19).

Para a realização da pesquisa, os biólogos estudaram 4.616 espécies brasileiras e criaram uma lista que pela 1ª vez segue os rígidos critérios internacionais de seleção e análise. A lista completa ainda vai ser aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente e, depois, poderá ser publicada em um livro. O documento também vai permitir que os investimentos sejam melhor direcionados para proteger as espécies ameaçadas.

"A lista é muito importante para o Rio de Janeiro porque vai orientar políticas de conservação do estado, e também vai aumentar investimentos econômicos, que têm de levar em conta as áreas onde, possivelmente, existam espécies ameaçadas de extinção", disse o presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira.

De acordo com a lista, os jacarandás continuam na mira dos maus exploradores. Entre as bromélias, 36 podem desaparecer. O trabalho do Jardim Botânico é evitar que essas espécies listadas seja extintas. Para isso, o Centro Nacional de Conservação da Flora guarda amostras das plantas, que são protegidas e, na hora certa, devolvidas à natureza.

As ameaças são históricas e vem desde o descobrimento, da colonização brasileira, seja por destruição de habitats, por uso excessivo de espécies de valor econômico, ou por destruições naturais, como enchentes e deslizamentos.
Imprimir