Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Dia dos Namorados tem distribuição de preservativos na campanha "Proteja a quem te ama"

Da Assessoria/SMS

No Dia dos Namorados, 12 de junho, a Secretaria de Saúde de Cuiabá, por meio da Coordenação de Educação em Saúde, vai realizar a campanha “Proteja a quem te ama”, uma ação do Programa DST/Aids do município. De acordo com a assistente social Soraia Maciel, coordenadora do programa, serão distribuídos kits informativos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e preservativos masculinos e femininos. Os locais escolhidos para realização da campanha foram os shoppings três Américas, Goiabeiras e o Shopping Popular, no Porto.

Soraia, que também coordena a Educação em Saúde da SMS, explica que o Dia dos Namorados é uma das datas especiais do calendário de campanhas nacionais de prevenção às DST/Aids e soma-se ao trabalho cotidiano dos setores governamentais, instituições e organizações da sociedade civil para o controle da epidemia do HIVE e das DSTs no país.

“Com a proximidade do Dia dos Namorados, a necessidade de proteção torna-se urgente”, frisa Soraia Maciel, informando que os freqüentadores dos shoppings poderão ainda tirar dúvidas e esclarecer questões a respeito do tratamento, contaminação e prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorréia. “Queremos, com essa campanha, mostrar que para a Aids não existe grupo de risco e sim comportamento de risco”, destaca a coordenadora.

Risco – Longe de conservar o estigma de doença restrita aos grandes centros de exclusiva de homossexuais e usuários de drogas, a Aids vem avançando com força e se alastrando com velocidade entre os mais jovens, mulheres casas e idosas. Indivíduos da terceira idade, que não tinham o costume de usar camisinha quando jovens revigoraram o fôlego sexual depois de medicamentos contra disfunção erétil. O problema, relata Soraia Maciel, é que eles continuaram se usar o preservativo, criando um terreno fértil para a proliferação do vírus causador da doença entre os mais velhos.

Dados – Em Cuiabá existem 2.630 casos notificados de Aids de 1985 a 2008, sendo que em 2007 foram 198 casos e 38 em 2008. A faixa etária mais vulnerável é de 20 a 59 anos. Os homens representam 63% dos casos e as mulheres 35%.
Imprimir