Imprimir

Notícias / Brasil

Assassinatos aumentam 66% na capital paulista em novembro

R7

 O número de assassinatos na capital pauslita aumentou 66,6 % em novembro em comparação ao mesmo período de 2011, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo. Foram 144 casos de homicídio doloso este ano contra 96 em 2011.

Além disso, o número de vítimas pode indicar também que houve mais chacinas neste ano já que 170 pessoas morreram em 144 casos. Ano passado, 99 foram vítimas de 96 ações do tipo. A SSP divulgou nesta sexta-feira (21) os dados de violência em São Paulo.

Apesar do aumento em relação ao ano passado, é a primeira vez desde julho que o número de homicídios dolosos diminui. Desde o meio do ano, tanto os assassinatos quando o número de vítimas aumentavam mês a mês. Em outubro, um dos períodos mais violentos em São Paulo, 176 pessoas morreram em 150 casos.

Em maio deste ano, São Paulo começou a viver uma onda de violência e centenas de civis e mais de 90 policiais militares morreram em 2012. Em meio à onda de violência, o então secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, pediu exoneração do cargo no dia 21 de novembro. Após nomeação de um novo secretário para a pasta, outras mudanças na cúpula de segurança pública foram promovidas pelo governador como a troca na chefia das polícias Civil e Militar.

Combate à violência

No dia 6 de novembro, em reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o secretário de Segurança Pública, e o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, anunciaram a criação de uma agência integrada de inteligência, com o objetivo de combater a violência crescente na capital paulista.

A agência vai atuar na integração das polícias militar, civil e federal. O foco da ação é rastrear os passos do crime organizado e criar uma asfixia financeira nas organizações criminosas que atuam na capital.

Imprimir