Imprimir

Notícias / Brasil

Estudo mostra que SC é o estado com menos desigualdade social

G1

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado na sexta-feira (21) mostrou que Santa Catarina é o estado com menos diferença entre o rendimento mensal entre ricos e pobres e que essa desigualdade diminuiu de 2000 para 2010. Em todo o país, essa diferença reduziu 11% nessa década.

O índice que mede essa desigualdade varia de 0 a 1. Em Santa Catarina, no ano 2000, o número era de 0,555. Já em 2010, baixou para 0,464. "O nosso estado vem, ao longo dos anos, em uma diminuição paulatina e constante desse índice. Estamos em um estado com uma base industrial bastante forte, não temos grandes latifúndios, ou seja, a nossa produção agrícola é na base da subsistência ou de pequenas propriedades e isso dá ao nosso estado uma característica bastante difereciada dos demais estados da nação", disse o presidente do Conselho Regional de Economia, Paulo Roberto de Jesus.

Para o secretário de assistência social de Santa Catarina, João José Cândido da Silva, "se o Bolsa Família dá um valor, nós vamos completar. O estado, com seus recursos, completa até R$ 70 per capita com o objetivo de, até 2014, ser o primeiro estado a erradicar a extrema pobreza".
Imprimir