Imprimir

Notícias / Esportes

Coritiba deve mesclar jovens e parte dos reservas no início do Paranaense

Globo Esporte

O Coritiba vai começar o Campeonato Paranaense de uma forma diferente e pretende dar oportunidade para as revelações, pelo menos, nas três primeiras rodadas. Enquanto os principais atletas vão se preparar mais para o restante da temporada, a missão de conseguir as primeiras vitórias será do Sub-23 alviverde.

A formação do grupo ainda está indefinida e poderá até contar com possíveis reforços que serão apresentados no início do ano, quando a diretoria deve anunciar o elenco de 2013.

Porém, será uma oportunidade dos atletas que foram testados no final da temporada 2012, em uma mescla com possíveis destaques do time Sub-20; último degrau antes da promoção para a categoria profissional.

Algumas posições estão mais claras, como o gol, zaga, meio e ataque. Já as funções mais carentes, como laterais e volantes deverão ter um número maior de jovens promovidos temporiamente no começo da temporada.

No gol, Vaná é o favorito para assumir a meta titular, seguido por Rafael Martins na reserva - que se recuperou de uma cirurgia no ombro direito. A zaga pode ser considerada como a posição mais fortes e deve ser formada pelo conhecidos Luccas Claro e Bonfim. Na reserva, o jovem capitão da equipe Sub-20, Willian Rodrigues, é uma aposta.


As laterais são as principais carências do grupo. Na direita, Jackson retorna, após passar boa parte de 2012 se recuperando

O meio-campo será recheado de atletas que foram solicitados pela torcida durante o ano, mas não tiveram tanto espaço para mostrar o potencial, como o meia Emerson Santos e Vinícius. Rafael Silva e Thiago Primão devem despontar como os principais armadores. Da base, o reforço de Denner pode ser uma aposta entre os reservas.

As laterais são as principais carências do grupo. Na direita, Jackson retorna, após passar boa parte de 2012 se recuperando de um rompimento no ligamento do joelho direito. Na esquerda, Henrique deve ser o titular, após ser testado nas últimas rodadas do Brasileirão. O jovem Yago é forte candidato para endossar a lista na lateral direita.

Entre os atuais volantes à disposição da comissão técnica, Willian e Gil são titulares, enquanto Júnior Urso e Chico são reservas imediatos. Dos dois últimos, o único que está na faixa de Sub-23 é Urso, que completa 24 anos no mês de março. Por isso, o setor deve ser provido com jovens, como Ícaro e Guaraci.

No ataque, quatro jogadores que treinaram com o time profissional têm chances de compor o grupo: Alex Santos, Jefferson Luis, Zé Rafael e Raphael Lucas. O setor pode ser reforçado pelo peruano Raul Ruídiaz.

A delegação coxa-branca inteira se reapresenta no dia três de janeiro, para os exames médicos, e no dia sete seguem para Foz do Iguaçu, onde será realizada a pré-temporada. O Sub-23 retorna antes para a estreia contra o Operário-PR, em Ponta Grossa, no dia 20 de janeiro.
Imprimir