Imprimir

Notícias / Brasil

Hidratar corpo pós-ceia de Natal é principal dica de nutróloga, no AM

G1

Após os excessos com bebidas alcoólicas e alimentos da ceia de Natal desta segunda-feira (24), muita gente sente os efeitos dos abusos cometidos na noite anterior. Especialista ouvida pelo G1 dá dicas para amenizar os exageros e regularizar o metabolismo do corpo.

Se nenhumas das recomendações preventivas de moderação tiverem sido adotadas antes e durante a ceia, provavelmente algumas pessoas estarão com dor de cabeça, náuseas e indisposição. Caso a ingestão de bebidas alcoólicas não tenha sido alternada com o consumo de água. Agora a medida recomendada pelos especialistas é reverter o quadro.

Para isso, a médica nutróloga Isolda Prado recomenda a hidratação intensiva para eliminar do corpo as toxinas geradas pelo álcool. "É preciso se hidratar bastante com água e bebidas isotônicas, geralmente consumidas pelos esportistas durante a prática de esportes, mas isso de forma alternada. Se estiver com dor de cabeça, a pessoa pode tomar um analgésico", orientou.

saiba maisExagerou na ceia de Natal? Saiba como se 'desintoxicar' da comilança
Dieta 'desintoxicante' ajuda a amenizar efeito dos exageros de Natal
Calcule o número de calorias presentes na ceia de Natal
Um dia de comilança nas festas de fim de ano é capaz de engordar 2 kg

Os cuidados com alimentação também devem ser redobrados nessa etapa pós-ceia de Natal. "Normalmente as pessoas costumam comer as sobras dos alimentos de ontem. Mas é preciso pegar leve para evitar intoxicações alimentares. Caso for reutilizar as comidas, as pessoas devem optar pelas mexidas e menos expostas à temperatura ambiente, evitando a contaminação dos alimentos. O ideal agora é fazer um sanduíche com que sobrou da ceia. Por exemplo, comer apenas um sanduíche de pernil ou peru. A pessoa pode ingerir ainda um prato de sopa”, explicou a médica nutróloga.

Prevenção
Mesmo com as dicas paliativas, a alternativa indicada é sempre a prevenção em vez de compensar os excessos. Isolda Prado concedeu algumas orientações que podem efeitas no Réveillon, evitando cometer os mesmos erros na ceia de Natal.

“Se o jantar for tarde, por volta das 21h30, é bom a pessoa fazer um lanche antes com alimentos que deixam sensação de saciedade por mais tempo. Um sanduíche com pão integral e proteína, pode-se colocar queijo, presunto e algum vegetal dentro é uma alternativa para evitar os excessos. O café com leite deixa a pessoa mais em alerta”, explicou a especialista.

Em relação a bebida alcoólica, a orientação é alternar a o consumo com água. “De preferência com água, porque o suco é bem calórico e nessa situação de excessos alimentares é importante para evitar o ganho de peso”, ressaltou Isolda Prado.
Imprimir