Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Roupa utilizada por astronautas ajuda pacientes de Mato Grosso

Da Redação - Laura Petraglia

Um novo método de tratamento para pacientes com alterações neurológicas como a paralisia cerebral, lesões cerebrais, como AVC, autismo, síndrome de down e todas as condições que afetam o motor da criança ou adulto, denominado de Pediasuit, e que utiliza roupas com a mesma tecnologia das desenvolvidas para os astronautas russos, chega a Mato Grosso.

Há alguns anos, os russos verificavam que quando os astronautas voltavam do espaço,eles perdiam massa muscular pela falta da gravidade. Então criaram uma roupa especial composta de elásticos, que estimulava grupos especificos durante o tempo no espaço.

A roupa utilizada no tratamento possui colete, short, joelheira, tênis e elásticos que se alinham ao corpo para proporcionar um equilíbrio dos músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, respeitando a biomecânica.

Recentemente a presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia, Sonia Manacero, treinou por duas semanas a fisioterapeuta Camila Albues, em Cuiabá, para a aplicação do novo método de tratamento.

De acordo com a fisioterapeuta Camila Albues, o protocolo PediaSuit acelera os resultados ao promover novas conexões cerebrais pelo mecanismo de Plasticidade Cerebral para atividades como sentar, levantar, em pé e os primeiros passos.

“A eficácia dos resultados deve-se a um programa de exercícios específicos e intensivos para necessidade em especial de cada paciente. Através de seus equipamentos consegue isolar grupos musculares necessários e inibir os reflexos anormais estabelecendo novos padroes de condução nervosa”, explicou ela.

O tratamento é intensivo, com quatros horas diárias, durante o período de três a quatro semanas. Os exercícios são realizados com cama elástica, bola suíça, esteira, treino de marcha no trilho e rolos. Aos interessados no tratamento, basta entrar em contato no número (065) 8471-4161.
Imprimir