Imprimir

Notícias / Mundo

Espero que meu irmão faça o melhor, diz filho de Kim Jong-il à TV

Folha Online

Um homem identificado como Kim Jong-nam, o filho mais velho do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-il, disse em entrevista veiculada pela TV Asahi, de Macau, que "deve ser verdade" a notícia de que o seu irmão caçula, Kim Jong-un, foi escolhido para suceder o pai no comando do regime comunista. "Eu soube pela mídia, acho que é verdade."

"Meu pai ama muito meu irmão. Eu espero que ele possa fazer o melhor pelo povo da Coreia do Norte, para que tenham felicidade e uma vida melhor", disse Jong-un, cujas idas às mesas de jogos de Macau são acompanhadas sempre pela TV do Japão. 

Pelo que se sabe, o ditador Kim, 67, tem três filhos de duas mães diferentes. Em agosto de 2008, rumores a respeito de um suposto derrame levaram à tona as especulações quanto à sucessão de Kim. Na semana passada, foi confirmada a indicação do filho caçula dele, Kim Jong-un, 26, como seu sucessor.

Há pouquíssimas informações sobre o filho caçula de Kim. O que se sabe é que ele estudou em um colégio interno suíço, sob um pseudônimo, até 1998 e que tem aproximadamente 25 anos. O ex-assessor dos Estados Unidos para a Ásia, Dennis Wilder, disse recentemente ao jornal "Financial Times", que a foto mais recente de Jong-un foi tirada quando ele era criança.

O filho mais velho foi considerado, durante algum tempo, como favorito para suceder o pai. No entanto, ele perdeu prestígio devido ao seu estilo de vida ligado à jogatina e por ter sido preso ao tentar entrar com um passaporte falso na Disneylândia de Tóquio, em 2001. Kim Jong-chol, o filho do meio, é sabidamente preterido na disputa.

Os rumores sobre a transferência de poder na Coreia do Norte acontecem em meio a uma crise entre o país e as potências ocidentais, devido a um recente anúncio de teste nuclear.

Imprimir