Imprimir

Notícias / Brasil

Espírito Santo é o primeiro no ranking nacional de produtividade industrial

Folha Vitória/R7

O índice de produtividade industrial capixaba registrou no mês de outubro de 2012 expansão de 13,01% em comparação ao mês anterior e 8,05% na comparação interanual, colocando o Estado em primeiro lugar no ranking nacional. Os dados foram divulgados e calculados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Esses resultados foram uma decorrência direta dos padrões registrados para os índices de produção industrial, com aumento de 12,30% e 4,00%, e reduções de horas pagas na indústria -0,63% e -3,74%, respectivamente.

O Estado registrou um bom desempenho relativo em comparação com a indústria nacional, fato evidenciado pelas maiores taxas de expansão registradas no caso de distintos horizontes de comparação, com destaque para os setores de alimentos e bebidas, papel e gráfica e metalurgia 6,49%, 3,50% e 111,10%, respectivamente, na comparação entre meses consecutivos.

Com este desempenho, o Espírito Santo assumiu o primeiro lugar no ranking nacional, especificamente pela variação interanual: o Estado registrou uma taxa de 8,05%, ao passo que o País registrou 3,38%.

Uma análise da evolução temporal dos índices de produtividade referentes ao Espírito Santo e ao Brasil, de dezembro de 2000 a outubro de 2012, mostra que, em todo este período, o Estado manteve uma trajetória superior à do País, mesmo quando da decorrência de padrões de contratação, como no caso dos meses finais de 2008.

Enquanto o índice estadual registrou, na margem, um padrão de crescimento, o índice nacional registrou estabilidade.

Apesar das flutuações no curto prazo, a produtividade industrial estadual cresceu 76,63% no período, enquanto a nacional cresceu 23,87%, resultado quase três vezes menor.

Imprimir