Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Coordenação do Justiça Comunitária se reúne com equipes em Chapada

Da Assessoria/TJ-MT

A expansão é a tônica da equipe multidisciplinar do Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Coordenado pela juíza Helena Maria Bezerra Ramos e composto por assessores jurídicos, administrativo e de assistência-social, o grupo visitou o Fórum da Comarca de Chapada dos Guimarães (distante 67 km ao norte de Cuiabá) na última sexta-feira (5/6), quando foi recebido pelo coordenador do programa na cidade e diretor do Fórum, o juiz Eduardo Calmon de Almeida Cezar, além dos funcionários do Judiciário local.

Na reunião foi feita uma avaliação dos trabalhos do Programa Justiça Comunitária naquela comarca desde maio de 2008, quando começou seus atendimentos. São 16 agentes comunitários de Justiça e Cidadania, que atendem os bairros da zona urbana e rural do município. No ano passado foram atendidas 1225 pessoas. De acordo com números da coordenação local, até o mês de abril de 2009, já foram realizados 659 atendimentos pelos agentes de Chapada dos Guimarães.

“No próximo Festival de Inverno, em julho deste ano vamos fazer uma divulgação mais abrangente do Justiça comunitária“, afirmou o juiz Eduardo Calmon. Até lá, os agentes devem permanecer em processo de capacitação e atualização de conhecimentos na comarca. Eles já aprenderam noções de conciliação, de Direito de Família, do Trabalho, Eleitoral, Penal e Previdenciário.

A juíza Helena Maria Bezerra Ramos e o juiz Eduardo Calmon de Almeida Cezar agradeceram o empenho dos agentes comunitários e também debateram novas formas de abordagem para atuar nos conflitos junto à comunidade local. Os integrantes do Programa Justiça Comunitária das Comarcas de Várzea Grande e Cáceres devem ser visitadas em breve, conforme cronograma estabelecido pela coordenação. “É um esforço pelo conhecimento da sistemática atual, que pode revelar novos caminhos a serem adotados“, finalizou a juíza coordenadora.
Imprimir