Imprimir

Notícias / Brasil

Com lei seca mais dura, polícia multa 110 e prende 12 em SP em sete dias

R7

Se você bebeu um copinho de qualquer tipo de bebida alcoólica e está de carro, melhor chamar um amigo ou um táxi. Há apenas dez dias em vigor, a nova Lei Seca já multiplicou o número de motoristas flagrados nos testes do bafômetro realizados em bloqueios montados por policiais.

Só no estado de São Paulo, mais de 1.500 condutores sopraram o equipamento na primeira semana, deixando um saldo de 110 multados e 12 presos. A multa, que era de R$ 957,70, passou a “salgados” R$ 1.915,40, e se o motorista for reincidente em um período 12 meses, o valor dobra.

A nova Lei Seca foi sancionada no dia 20 de dezembro e, além de aumentar substancialmente o valor da multa aos infratores, passa a considerar vídeos e relatos de testemunhas como provas contra motoristas embriagados. Também não importa mais o teor de álcool no sangue: basta um percentual mínimo e a pessoa já pode ser autuada.

Além disso, nos casos de acidentes envolvendo terceiros, se comprovado qualquer teor alcoólico no motorista, a justiça passa a considerar homicídio culposo como doloso — quando há a intenção de matar
Imprimir