Imprimir

Notícias / Brasil

Veja dicas para escolher a melhor colônia de férias para seus filhos

G1

As colônias de férias estão cheias. Veja como escolher a melhor opção para as crianças.

Para trabalhar mais tranquila no mês de janeiro, Tatiana Costa inscreveu os filhos em uma colônia de férias. “Eu tive boas referências de uma pessoa que já tinha colocado nesta colônia de férias, e eu fui lá olhar”, conta a empresária.

Conhecer as instalações é fundamental na hora de escolher a colônia de férias. É preciso checar se o local oferece segurança para a garotada. Verificar se no parquinho, por exemplo, há algum brinquedo quebrado.

Pergunte também de quantas crianças cada profissional de recreação vai cuidar. “Sugiro umas dez crianças em uma faixa etária de até 2 anos de idade. Acima de 2, 12 a14 crianças. O ideal é que tenha um adulto para este numero de crianças e que tenha outro adulto volante que possa dar cobertura em alguns momentos de emergência”, explica Renata Gazzinelli, psicopedagoga.

Dê preferência às colônias de férias que ofereçam profissionais com experiência nas áreas de educação, esporte e recreação. “Uma semana antes eles entram em treinamento para manter o sistema de segurança funcionando 100%”, afirma Ormy Vilasboas, coordenador de esportes e recreação.

Na hora da inscrição, é importante fornecer todos os dados da criança. “O que fazer na hora que a criança tem a reação alérgica, a quem procurar, quem ligar. A gente tem os telefones todos dos pais, a gente tem o telefone de uma pediatra”, afirma Luciana Santiago Freira, psicóloga.

Exija um documento com detalhes do serviço contratado. A empresa precisa se responsabilizar pelo seu filho enquanto ele estiver na colônia de férias. “Toda cláusula que fale sobre isenção de responsabilidade por parte deste fornecedor é tida como abusiva. Ela tem o dever de vigiar estas crianças enquanto estão sob sua guarda. Razão pela qual se acontecer algum ferimento, algum problema em relação a esta criança, os pais poderão pedir indenização”, explica Marlus Riani, advogado em direito do consumidor.

Tomar todos estes cuidados garante diversão para a criançada e sossego para os pais. “Buscar na colônia, dar uma banho em casa e para a cama dormir”, diz Ana Paula Martins, advogada.
Imprimir