Imprimir

Notícias / Educação

UnB oferece 20 vagas para indígenas nos dois vestibulares de 2013

G1

A Universidade de Brasília vai oferecer 20 vagas a estudantes indígenas nos dois vestibulares de 2013. As reservas são para os cursos de agronomia, ciências biológicas, ciências sociais, enfermagem, engenharia florestal e medicina.

Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, prova de redação em língua portuguesa, análise de documentos e entrevista pessoal. As inscrições podem ser feitas entre 7 de janeiro e 4 de fevereiro e são gratuitas.

No cadastro, o candidato deve optar entre Águas Belas (PE), Cruzeiro do Sul (AC), Oiapoque (AP), Porto Velho (RO) e Tabatinga (AM) como local de realização da prova. O processo seletivo é restrito a indígenas que cursaram ou estejam cursando o ensino médio na rede pública ou tenham bolsa de estudos integral em instituições particulares.

De acordo com a UnB, a primeira fase será a da entrega da documentação, na data provável de 9 de março. No mesmo dia devem ser aplicadas as provas objetiva e de redação. A entrevista ocorre nos dias 10 e 11 do mesmo mês.

Já a lista de aprovados em primeira chamada no primeiro semestre deve ser divulgada em 26 de março. A seleção ocorre desde 2004, após um convênio firmado entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio.

Mestres indígenas
A Universidade de Brasília formou a primeira turma de mestres em interesses indígenas em dezembro. O curso, que tem duração de 22 meses e carga horária de 420 horas, foi criado em 2010 pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da instituição. Foram 26 estudantes – 14 indígenas e 12 não indígenas.

Entre as qualificações oferecidas pelo mestrado estão conhecimentos em pastoreio, empreendedorismo, mineração, vivências de sustentabilidade e educação escolar indígena. O estudo é dividido em três módulos e teve pajés e lideranças da área à frente de algumas disciplinas.
Imprimir