Imprimir

Notícias / Agronegócios

Governo do Estado apoia Salão do Agronegócio na Expo-Ecos 2009

Da Assessoria

Em Mato Grosso são mais de 140 mil pequenos produtores que praticam a agricultura familiar, desenvolvendo o consumo direto e transformando a agroindústria no Estado. Desse expressivo número, 30 empresas de pequeno e médio porte serão selecionadas para mostrar seus produtos aos supermercadistas de todo o Brasil, por meio do Salão do Agronécio da Expo-Ecos 2009.

Os responsáveis em auxiliar subsidiariamente essas empresas, bem como realizar a triagem das escolhidas é o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria Comércio Minas e Energia (SICME) e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Rural (SEDER), junto ao Sebrae/MT.

O maior enfoque do Salão do Agronegócio é proporcionar às agroindústrias o contato direto com os supermercadistas, ou seja, reunir em um mesmo lugar o pequeno produtor e o grande empresário, gerando o contato que finalizará na realização de negócios.

Na visão do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, quando existe este encontro os resultados são os mais expressivos, visto que além de levar os produtos da agroindústria para fora de Mato Grosso, os agricultores escolhidos aumentam sua renda em razão do crescimento da produção, conquistam seu espaço no mercado e geram empregos para outras pessoas.

Exatamente proporcionar esta realidade que é o trabalho do Governo do Estado e do Sebrae/MT, pois conforme afirma Neldo Egon, “é nossa responsabilidade levar segurança ao produtor nesse processo, como também é nosso dever ajudá-lo na inserção do mercado e construção de parcerias”, garante.

O secretário reforça que os produtores selecionados deverão apenas se preocupar com a demanda da produção, já que a estrutura, o contato e a comercialização fica a cargo da Expo-Ecos e seus parceiros, como Governo do Estado e Sebrae/MT. Ele lembra ainda que serão seguidos critérios para a seleção das empresas que participarão do espaço, entre eles estar legalizadas junto ao Fisco, e principalmente, que tenham capacidade de aumentar a produção e mix de produtos.

Segundo Neldo Egon, outro benefício à concretização de negócios na Expo-Ecos 2009 foi o anúncio de Cuiabá ser sub-sede da Copa de 2014. “A feira receberá um público novo das outras edições, sendo um execelente momento de Mato Grosso e seus produtores mostrarem seu potencial. O resultado será a visualização desse incremento na agricultura familiar”, avalia.

A Expo-Ecos 2009 acontece de 07 a 09 de julho no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá-MT, paralelamente ao 7º Encontro de Supermercados de Mato Grosso e ao 3º Encontro Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores. Para mais informações basta acessar o site: www.expoecos.com.br. Aproveite e faça sua inscrição.
Imprimir