Imprimir

Notícias / Política MT

Único tucano de MT, Leitão concorda com partido e apoia Henrique Alves

De Brasília - Catarine Piccioni

Único representante do PSDB na bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, o deputado federal Nilson Leitão afirmou concordar com a decisão do partido de apoiar a candidatura do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara dos Deputados. O mato-grossense ocupa o posto de líder da minoria na Casa.

“Ele (Alves) tem experiência, 11 mandatos. Ele se comprometeu a priorizar direitos do Legislativo para que a Casa deixe de ser um puxadinho do Palácio do Planalto. Ele deixou a gente seguro de que, se eleito, haverá autonomia e independência, respeitando o regimento interno e a legislação da Câmara”, disse Leitão, por telefone, nesta terça (8).

Sobre a possibilidade de o partido iniciar diálogo com outros candidatos, Leitão disse que as propostas dos concorrentes devem ser equivalentes às apresentadas por Alves. “Ele (Alves) não precisa de mais nada depois de estar há mais de 40 anos como deputado. Portanto, vai fazer o que é certo”. Os tucanos formalizaram o apoio no início de dezembro.

Favorito para comandar a Câmara, Alves defende, por exemplo, a equiparação automática do salário dos deputados ao dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente de R$ 28.059.

O peemedebista também já declarou que, se for eleito presidente da Câmara, não pretende cumprir a decisão da Corte pela perda automática dos mandatos dos deputados condenados no julgamento do mensalão.

A eleição da nova mesa diretora da Câmara está marcada para o próximo dia 4. Sete integrantes titulares (um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários) e quatro suplentes de secretário devem ser eleitos para mandatos de dois anos. O voto é secreto.
Imprimir