Imprimir

Notícias / Esportes

Em 1º dia na McLaren, Pérez diz que 'sonho virou realidade' e já mira título

Globo Esporte

O mexicano Sergio Pérez vive o primeiro dia de seu maior desafio na carreira. Sensação da metade inicial da temporada 2012 com a Sauber, o jovem de 22 anos foi apresentado pela McLaren nesta quarta-feira. “Checo”, como é chamado por amigos e familiares, terá a difícil missão de substituir o antigo queridinho da casa, Lewis Hamilton, campeão mundial de 2008, que segue para a Mercedes.

Pela primeira vez com o uniforme do time de Woking, Pérez atendeu jornalistas no Centro Tecnológico da McLaren, na Inglaterra. Na agenda, também uma conversa com fãs na internet. Em sua visita à sede, ficou maravilhado com a história da equipe que já contou com nomes como Ayrton Senna, Alain Prost e Mika Hakkinen e possui 12 títulos mundiais de pilotos e oito de construtores.

- Assim que você entra por essas portas, você vê esses grandes carros. Este time tem tanta história que você imediatamente se sente bem. Pilotar por essa equipe é um sonho virando realidade - reconheceu.
Sergio Pérez e o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh. Ao fundo, capacete de três grandes campeões pela equipe: Mika

Nascido em Guadalajara, Pérez tem levado o México, país de pouca tradição na F-1, aos holofotes. Vice-campeão da GP2 em 2010, chegou à principal categoria do automobilismo mundial apoiado pelo aporte financeiro da gigante telefônica Telmex, de Carlos Slim, o homem mais rico do mundo. Após uma boa temporada de estreia na Sauber em 2011, espantou de vez o rótulo de piloto pagante ao brilhar no início de 2012, conseguindo três pódios: segundo na Malásia e na Itália e terceiro no Canadá. A última vez que um mexicano havia subido ao pódio foi em 1971, com Pedro Rodriguez, no circuito de Zandvoort.
Sergio Perez comemora no GP da Malásia (Foto: Getty Images)Mexicano surpreendeu ao conquistar inesperado 2º lugar no GP da Malásia (Foto: Getty Images)

Da surpresa à desconfiança em 2012

Ex-membro da Academia de Pilotos da Ferrari, Pérez foi muito especulado para substituir Massa no time italiano em 2013, mas acabou conquistando a McLaren, que o escolheu para o lugar de Hamilton. Ex-pupilo de Carlos Slim, ele será patrocinado por outra empresa de telefonia na equipe britânica, a Vodafone. Curiosamente, logo após assinar com a equipe inglesa, o mexicano se perdeu. Colecionou erros e más atuações nas últimas seis etapas do ano. A má fase gerou desconfiança da própria McLaren que começou a se questionar se havia feito a escolha certa. Apesar disso, Checo chega ao time com discurso forte e sonhando alto.

- Estou aqui para dar o máximo que eu puder, dar o meu melhor em cada corrida, dentro e fora do carro, e trabalhar nesta grande família. Quando você chega à McLaren, ser campeão mundial deve ser seu objetivo, ou então você não deve se juntar. Todos trabalham aqui para isso e vim para fazer o mesmo.

O desafio de correr com Jenson Button

E correr pela McLaren não será seu único desafio. Como companheiro na equipe britânica, Pérez terá um piloto da casa campeão mundial de 2009, o experiente Jenson Button. O mexicano que fez dupla com Kamui Kobayashi na Sauber tratou de elogiar seu novo parceiro, mas não deixou de mostrar personalidade.

- Jenson é um piloto muito rápido e um dos melhores do mundo. É garantido que ele será rápido e competitivo. Terei que criar meu próprio espaço, mas acredito que conseguirei trabalhar com ele. Tenho muito a aprender com ele, mas ao mesmo tempo quero superá-lo.
Hamilton e Button no Bahrein (Foto: Getty Images)Substituto de Lewis Hamilton (esq.), Pérez fará parceria com Jenson Button (dir.) em 2013 (Foto: Getty )

A primeira corrida de Sergio Pérez a bordo do carro prateado da McLaren será no dia 17 de março, no GP da Austrália. Porém, o mexicano terá seu primeiro contato com a máquina na sessão de testes de pré-temporada, que começa 5 de fevereiro, em Jerez de la Frontera, na Espanha.

Imprimir