Imprimir

Notícias / Educação

57 estudantes brasileiros vão viajar para programas do governo dos EUA

G1

Estudantes brasileiros de 15 a 18 anos vão embarcar de sexta-feira (11) até domingo (13) para os Estados Unidos para participar dos programas Jovens Embaixadores e Jovens Líderes, promovido pelo governo norte-americano. Foram selecionados 57 estudantes, sendo 37 jovens embaixadores e 20 jovens líderes para um intercâmbio de três a seis semanas. Além disso, 540 professores de inglês vão fazer estágio nos Estados Unidos.

Neste ano, mais de 17 mil estudantes com idades 15 e 18 anos se inscreveram no programa Jovens embaixadores.

Para a seleção, foram considerados quesitos como excelente desempenho escolar; engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; boa fluência oral em inglês; flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes; bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade; baixa renda familiar e nunca terem viajado para os Estados Unidos.

Os alunos passarão uma semana na capital americana, Washington, onde participarão de reuniões com autoridades e farão visitas a monumentos históricos, museus e outras organizações sociais. Nas duas semanas seguintes, serão divididos em pequenos grupos, que viajarão para outro Estado norte-americano para conviver com uma família nativa, que os hospedará voluntariamente.

Eles também frequentarão aulas em uma escola de Ensino Médio onde poderão conhecer o dia a dia do jovem estudante americano, além de terem a oportunidade de apresentar o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado no país.

Todos os custos com viagem, hospedagem, alimentação e atividades educacionais, culturais e sociais do programa são pagos pela embaixada americana.

Professores
Já o programa para os professores de inglês tem como objetivo compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula são alguns dos objetivos do programa.

O programa começou em 2011 com a seleção de 20 professores e de 50 em 2012. Em 2013 o programa enviará 540 em janeiro e 540 em junho.
Imprimir