Imprimir

Notícias / Esportes

Clubes de Cuiabá se preparam para abertura do Estadual neste domingo

Max Aguiar - Especial para Olhar Direto

Domingo, 20, começa o Campeonato Mato-grossense de Futebol Chevrolet da Primeira Divisão 2013. Nove times irão participar da competição que terá início na cidade de Lucas do Rio Verde com a partida entre Luverdense x Cuiabá. A novidade deste ano é que por ter apenas nove clubes, apenas um time será rebaixado, isso segundo o que consta no estatuto da Federação de Futebol.

Campeonato de Futebol em MT terá novo nome a partir deste ano
Federação cobra laudo técnico da Prefeitura para iniciar campeonato

Mas antes da bola rolar no certame 2013, a FMF terá a eleição do novo presidente da entidade. Novo podemos dizer que é apenas o mandado, pois apesar de ter mais de trinta anos a frente da entidade, novamente Carlos Orione colocou seu nome a disposição para continuar a frente da casa do futebol. Orione é candidato único.

Mesmo tendo nove times e só um caindo para a segunda divisão, os clubes do estado estão fazendo grandes contratações e apostando em jogadores que já levantaram a taça pelo menos uma vez em seu currículo para fazer parte de seus elencos.

Até a data da estreia dos times no campeonato, o Site Olhar Direto vai fazer algumas análises dos clubes e suas possibilidades.

EM CUIABÁ

Na capital do Estado, três times disputam o título. Cuiabá, Mato Grosso e Mixto Esporte Clube disputam o troféu deste ano. Se for comparado por ano de criação, o alvinegro é o mais antigo e com mais títulos, 24 no total. Fundado em 1934 na Avenida Getúlio Vargas, o Mixto é considerado o time com mais torcida em Mato Grosso. Este ano, além de campeonato estadual, o Mixto já tem em sua agenda a Copa do Brasil.

A equipe está sendo treinada pelo técnico Eduardo Henrique no bairro Distrito Industrial no campo do Brasil Central. Eduardo permaneceu com o elenco desde a conquista do título da Copa Governador em novembro do ano passado e pretende contar com um grupo novo, mas competitivo.

Uma das equipes mais jovens do estado com apenas 11 anos de fundação, mas com três estaduais, uma Copa Governador, várias participações na Copa do Brasil e atual representante da capital na Série C do Brasileirão, o Cuiabá está com elenco renovado e novamente terá como comandante o técnico Ary Marques.

Ary já conhece a forma que disputada o campeonato aqui em MT por conta disso o presidente da equipe, Aron Dresch preferiu trazer novamente o técnico, que tinha deixado a equipe ano passado após uma pífia campanha na Série C.

Com a mesma diretoria, mas com nome, camisa, jogadores, comissão técnica e até mascote novo, assim surge o Mato Grosso Esporte Clube, antigo Palmeiras do Porto, fundado em 1948. A troca do nome se deu após a confusão com a semelhança de nome com o Sociedade Palmeiras de São Paulo.

O mascote é o gavião do cerrado, as corres são lilás, vermelha, preta, amarela e branca. Tudo diferente na equipe que treina em Várzea Grande sob os comandos do técnico Eder Taques, mas tem endereço em Cuiabá, na região do Praeiro. O presidente da equipe, Ezequiel Rosa disse que quem pensava em ter mais um saco de pancada em 2013, desta vez o Mato Grosso vem para buscar o título e o acesso para a Série D.

Amanhã, 16, iremos falar dos clubes da parte de cima do mapa do estado, envolvendo Luverdense, Sinop e Cacerense.
Imprimir