Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia Federal prende mais três na Operação Fronteira Branca

Da Redação/Alline Marques

Mais três pessoas foram presas pela Polícia Federal durante a Operação Fronteira Branca. Até o momento, dos 72 mandados de prisão expedidos pela justiça de Cáceres, 47 foram cumpridos. Sendo que 16 já estavam em cadeias, dentre eles, o líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Edilson Borges Nogueira, o “Birosca”.

A ação teve início na manhã de ontem e tem como objetivo combater o tráfico internacional de drogas. Sete grupos distintos foram desmantelados pela PF, um deles comandado pelo PCC. Os gerentes da facção criminosa agiam em Mato Grosso e eram responsáveis por fazer a droga chegar até a zona leste de São Paulo, onde era comercializada. O Birosca, preso em na Penitenciária de Presidente Venceslau, era quem dava os comandos da ação.

A polícia também procura cerca de cinco brasileiros que estão ilegalmente na Bolívia. Outros seis bolivianos também possuem mandados de prisão, mas não puderam ser cumpridos. A PF precisa da colaboração da polícia boliviana e mesmo que sejam detidos é preciso aguardar o processo transitar em julgado.

Um policial civil também foi detido. Ele é acusado de dar apoio logístico aos grupos na realização de reuniões. O nome não foi divulgado.

De acordo com o delegado que coordenou a ação, Ciro Tadeu Moraes, a droga é lançada de aviões nas fazendas localizadas na fronteira. O local é utilizado para armazenamento da droga até que seja transportada. Na maioria das vezes em caminhões.

Outro grupo detectado pela PF agia na Bahia e era responsável por vender a droga para Europa. Outro bando era regionalizado e funcionava na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, responsável por comercializar a cocaína em Mato Grosso.
Imprimir