Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Unesp de Araraquara cria creme de goiaba para prevenir rugas

G1

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara (SP) descobriram que uma fruta comum pode retardar o envelhecimento da pele. O extrato da goiaba virou um creme, com resultados promissores.

A fruta tem propriedades antioxidantes. Nos testes em laboratório, essas substâncias combateram os radicais livres, que destroem as células da pele. A novidade agora é aplicar esses antioxidades na prevenção do envelhecimento cutâneo, explica Bruna Chiari, autora do projeto.

A pesquisa foi publicada em uma revista científica internacional na área de cosmetologia. O produto ainda será testado em humanos. A estimativa é de que o novo creme seja registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em três anos.

O próximo passo é ver se ele tem potencial para eliminar as indesejadas marcas de expressão. “A ideia é minimizar as que existem e evitar que apareçam novas rugas com uma idade menos avançada. Então, chegaríamos aos 60, 65 anos sem rugas”, estima Vera Isaac, coordenadora da pesquisa.
Creme feito a partir da goiaba deve reduzir as rugas e retardar o aparecimento de novas (Foto: Reprodução/ EPTV)Creme de goiaba deve reduzir as rugas e retardar o aparecimento de novas (Foto: Reprodução/ EPTV)

Expectativa
O novo cosmético, que nem chegou ao mercado, já deixou muita gente interessada. “Ficar mais bonita, mais jovem, vai melhorar minha autoestima e me deixar mais feliz”, diz a dona de casa Francisca de Souza.

Se for possível ficar sem as rugas, é difícil encontrar quem não usaria um produto mais eficaz contra o envelhecimento. “É uma boa ideia, não envelhecer, não ter essa preocupação, seria bom”, brinca a estudante Daniele de Araújo. "Se existe uma fonte da juventude, me apresenta porque eu acho que é o desejo de toda mulher”, diz a consultora de vendas Angélica da Silva.
Imprimir