Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro Mendes acredita que população aprova aliança com rival

Da Redação - Jardel P. Arruda

 O prefeito Mauro Mendes (PSB) acredita que o povo de Cuiabá não verá nenhuma incoerência, ou achará estranho, a nomeação de um antigo rival na disputa pela prefeitura, Carlos Brito (PSD), como secretário municipal de Esportes, apesar de um histórico de oposição e antigas acusações de conjecturas escusas entre os dois durante as eleições de 2012.

Mendes contempla partido de José Riva e dá secretaria a ex-adversário

Mendes acredita que a população entenderá o fato como uma união de forças pela cidade e não levará em cota insinuações feitas durante as eleições. A época, outro candidato a prefeito, o médico Lúdio Cabral (PT), acusou Carlos Brito de estar na disputa com único intuito de ajudar Mauro Mendes ao disparar criticas contra os outros candidatos.

“O povo fez sua escolha e decidiu as eleições. E isso acabou nas eleições. Agora o povo saberá entender que estamos unindo forças, para trabalhar pelo presente e planejar um futuro melhor para a cidade”, disse, o prefeito, na tarde de quinta-feira (24).

Articulador, não esportista

Carlos Brito já foi presidente de bairro e vereador em Cuiabá. Depois foi eleito e reeleito deputado estadual, além de ter ocupado várias secretárias, tanto no governo estadual, quanto no municipal. Contudo, o peessedista nunca teve grande relação com o esporte de Mato Grosso.

Dessa forma, além da surpresa de Mauro Mendes nomear um rival político, outro fato curioso foi a escolha por alguém sem grande experiência neste nicho. Contudo, o prefeito explicou a opção por Brito como a busca por um grande articulador político.

“Brito já foi vereador, deputado, secretário. Esteve na agência da Copa (Secopa), possui bom transito na Assembleia Legislativa. Sabe articular coo ninguém. E é disso que o esporte precisa agora, de um articulador político. Por isso fiz a escolha por alguém com essa grande envergadura”, argumentou o prefeito.

Mauro Mendes espera que Carlos Brito consiga articular parcerias com todas as esferas de poder a fim de fazer o esporte de Mato Grosso crescer exponencialmente nos próximos anos. Uma das grandes preocupações é dar uso a todas as estruturas esportivas que estão sendo construídas para Copa do Mundo de 2014.

PSD é “neutro”

O Partido Social Democrático, sigla do secretário Carlos Brito, deve continuar sendo o principal partido de oposição a Mauro Mendes na Câmara dos Vereadores de Cuiabá. Essa avaliação é do próprio prefeito, que nega ter nomeado um peessedista para tentar se aproximar do partido.

“É claro que, como prefeito, quero ter um relacionamento próximo de todos os partidos. Mas em reuniões em que eu procurei várias lideranças do partido para tratar dessa nomeação eles negaram a proposta. Então imagino que o PSD vá continuar neutro”, disse Mauro Mendes, dando um tom de eufemismo a oposição do partido na Câmara.

A notícia da nomeação de Brito, no entanto, não ecoou bem dentro do diretório municipal do PSD. O presidente da sigla em Cuiabá, Wilson Celso Teixeira, o Dentinho, avisou que a nomeação do colega partidário na administração de Mauro Mendes é irracional e incoerente.

Por outro lado, o deputado estadual José Riva, presidente regional da sigla e personagem usado por Mendes durante a campanha para citar um mau-exemplo, minimizou o fato e disse afirmou que Brito faz parte da cota pessoal do prefeito, portanto, não altera a relação do partido para com a administração municipal. 
Imprimir