Imprimir

Notícias / Educação

Universidade Federal de Santa Maria suspende atividades até sexta-feira

G1

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu as atividades acadêmicas até sexta-feira (1º de fevereiro) por causa da tragédia na Boate Kiss. O incêndio matou 231 pessoas na madrugada de domingo (27). Pelo menos 101 das vítimas identificadas eram estudantes da universidade, segundo informou a instituição em sua página na internet.

Em nota, a reitoria afirma que "frente a dimensão da tragédia ocorrida, a qual calou profundamente na Comunidade Universitária, a Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria estenderá a suspensão das atividades acadêmicas da Instituição anteriormente anunciada, de modo a propiciar um período de reflexão e atividades voltadas ao amparo e solidariedade às famílias tão duramente atingidas. Para tal propósito, a suspensão de tais atividades dar-se-á no período de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013. A Reitoria da UFSM reitera a disposição de alocação de todos os meios disponíveis que mitiguem a dor que envolve amigos, colegas e familiares das vítimas".

Incêndio
O fogo na Boate Kiss, em Santa Maria, teria começado por volta das 2h30 de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de pedagogia, agronomia, medicina veterinária, zootecnia e dois cursos técnicos.

"Fatalidade"
Por meio dos seus advogados, a boate Kiss se pronunciou sobre a tragédia. A direção do estabelecimento classifica o ocorrido como uma "fatalidade". De acordo com o texto, a empresa está em "situação regular" e se colaca à disposição das autoridades. A nota foi emitida pelo grupo de advogados associados Kümmel & Kümmel, que representa os proprietários da boate.
Imprimir