Imprimir

Notícias / Esportes

De criticado a salvação: Valdivia se torna a esperança do Palmeiras

Globo Esporte

Valdivia voltará a ser titular do Palmeiras na partida desta quinta-feira, contra o São Bernardo, às 19h30m, no Pacaembu, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O chileno pinta no time principal com a possibilidade de recuperar o prestígio abalado. O técnico Gilson Kleina vê no chileno a chance de o Verdão mudar a maneira de jogar neste início de temporada.

Com poucas peças no elenco, o treinador espera que o meia resolva o problema no setor. Nos primeiros jogos do Paulistão, nenhum jogador ficou especificamente com a função. Souza, Patrick Vieira e Wesley se alternaram como armadores do time, mas nenhum conseguiu dar conta e corresponder.

Mas, mais do que a responsabilidade de comandar a equipe em campo, Valdivia luta para se reencontrar com o bom futebol. A sequência de lesões sofridas no ano passado atrapalhou demais e o até então ídolo passou a ser questionado por parte da torcida, que o acusa de falta de comprometimento.

Disposto a se tornar referência dentro de campo, o gringo fez um trabalho de preparação física por conta própria durante as férias. Apesar da iniciativa ter sido elogiada por membros da comissão técnica e da diretoria, o atleta acabou multado porque se reapresentou com quatro dias de atraso.

Durante a pré-temporada, o camisa 10 ainda encontrou um novo obstáculo: uma lesão no tornozelo esquerdo, fruto de uma dividida com o zagueiro Henrique durante treino na pré-temporada. Disposto a recuperar sua imagem, ele tem atuado no sacrifício e dispensado folga para fazer tratamento na Academia de Futebol.

Valdivia volta a ser um dos principais jogadores do Palmeiras por conta da situação no Palestra Itália. Rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro e com problemas internos, a equipe não conseguiu ir ao mercado da bola reforçar o elenco para está temporada. Apenas dois jogadores foram contratados – o goleiro Fernando Prass e o lateral-direito Ayrton – além dos volantes Souza e Wendel, que retornaram de empréstimo.

O chileno retornou ao Palmeiras em 2010 com status de craque. Desde então, porém, sofreu com as lesões e não conseguiu desempenhar o futebol que a torcida alviverde viu em sua passagem, entre 2006 e 2008. Mas neste ano as apostas todas estão em cima dele. Os atletas do elenco destacam constantemente que veem um novo Valdivia. Segundo eles, a vontade do meia é o que mais chama a atenção.

Valdivia não é titular do Palmeiras desde o dia 6 de outubro. Na ocasião, ele se chocou com Paulo Miranda em confronto contra o São Paulo e lesionou o joelho esquerdo. Por isso, não teve condições de prosseguir na temporada e perdeu os últimos jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro.

Neste início de ano, nova lesão. Ainda na pré-temporada ele recebeu um carrinho de Henrique e levou a pior. Com a pancada, ficou afastado por conta de dores no tornozelo esquerdo e não participou da estreia no Campeonato Paulista. Ele jogou nos dois jogos seguintes. Contra o Oeste – vitória por 3 a 1 – entrou no final e participou do terceiro gol. No fim de semana – derrota por 3 a 2 contra o Penapolense – entrou no intervalo.
Imprimir