Imprimir

Notícias / Política MT

Candidato de Riva vence o de Silval por 47 votos de vantagem na AMM

Da Redação - Lucas Bólico/ da Reportagem Local - Laura Petraglia e Priscilla Silva

O novo presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios é o prefeito de Juscimeira Chiquinho do Posto (PSD), que venceu por uma diferença de 44 votos do prefeito de Alto Paraguai Adair José Alves (PMDB). Ao todo, Chiquinho contabilizou 91 dos 135 votos válidos e Adair conseguiu somar apenas 44.

A eleição transcorreu na manhã de hoje (31), na sede da AMM, em Cuiabá. Seis prefeitos não participaram da eleição. Os prefeitos de Várzea Grande, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Rondolândia, Ribeirãozinho e Campo Novo dos Parecis não votaram.

Minutos antes da campanha, o candidato vencedor do pleito declarou ter cooptado durante da campanha cerca de 80% dos votos, previsão de vitória que se confirmou nas urnas desta amanhã. O resultado teve influencia de alguns nomes que possuem força política estadual, além do deputado estadual, José Riva (PSD), Chiquinho do posto contou com a ajuda dos senadores Blairo Maggi (PR) e Jaime Campos (DEM) e do vice-governador do Estado, Chico Daltro (PMDB).

Disputa para presidência da AMM põe em foco 'duelo' entre PMDB e PSD
Por compromissos fora, Percival não participa da votação na AMM hoje

Durante o seu primeiro pronunciamento como presidente da instituição, Chiquinho convidou o seu adversário nas urnas, Adair Moreira, para ser um dos conselheiros em sua gestão e ressaltou que a disputa encerra-se nas urnas.

“Acabou-se a eleição e acabou-se a disputa, a partir de agora se constrói a unidade. Convidamos Adair para ser um conselheiro, um companheiro que pode ajudar, hoje somos 141 municípios e temos que estar unidos por Mato Grosso”, declarou o novo presidente da AMM.

Chiquinho também destacou a importância da participação de um dos principais apoiadores na disputa, deputado José Riva. “Contamos com o presidente Riva, que é municipalista e sabe da realidade dos municípios e ele, como já foi prefeito de Juara, sabe das dificuldades da administrar um município”.

Como um dos principais desafios a ser enfrentado em sua gestão o presidente da AMM reafirmou a necessidade de se fazer projetos que sejam executados e tragam retornos aos municípios.

“Maior desafio é a relação entre o Governo Federal, as entidades e municípios. Tivemos um encontro em Brasília com a presidenta Dilma no qual ela coloca muito claro de os municípios estarem em dia com as certidões e preencher o checklist que o Governo Federal exige, que o de ter pessoas capacitadas na prefeitura na entidade e em Brasília. Para fazer com que os programas cheguem aos municípios, ou seja, que o escritório de Brasília mais o nosso escritório aqui articulem projetos que realmente cheguem a nosso município”, finalizou.

Confira os nomes da chapa vencedora

CHAPA - “UNIDOS PELO MUNICIPALISMO”

Presidente de Honra: Meraldo Figueiredo de Sá- PSD
Presidente: Valdecir Luiz Colle – Juscimeira –PSD
Primeiro Vice-Presidente: Milton José Toniazzo – Terra Nova do Norte – DEM
Segundo Vice-Presidente: Jamar da Silva Lima – Nova Brasilândia – PT
Terceiro Vice-Presidente: Marcos de Sá Fernandes da Silva - Santa Cruz do Xingu – PSB
Quarto Vice-Presidente: João Antônio da Silva Balbino – Rosário Oeste – PSB
Quinto Vice-Presidente: Leonardo Farias Zampa – Novo São Joaquim – PR
Secretário Geral: Carlos Roberto Bianchi – São José dos Quatro Marcos – PSB
Primeiro Secretário: Elias Leal-Mirassol D´Oeste – PSD
Segundo Secretário: Humberto Bortolini – Itiquira – PR
Tesoureiro Geral: Moacir Pinheiro Piovezan – Porto dos Gaúchos PSB
Primeiro Tesoureiro: Divina Maria da Silva Oda – Pontal do Araguaia – PSB
Segundo Tesoureiro: Ademir Gaspar de Lima – Jaciara – PT

CONSELHO FISCAL

1 – Magali Amorim Vilena Morais – General Carneiro – PSD
2 – Fábio Schroeter – Campo Verde – PTB
3 – Fausto Aquino de Azambuja Filho – Luciara (PSB)

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

1 – Luiz Henrique do Amaral – Cocalinho – PT
2 – Daniel Gonzaga Correia – Vale de São Domingos – PP
3 – José Mauro Figueiredo – Arenápolis – PRB





Atualizada às 13h20


Imprimir