Imprimir

Notícias / Política BR

Jorge Viana e Romero Jucá são eleitos para 1ª e 2ª vice-presidências do Senado

De Brasília - Vinícius Tavares

Os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Romero Jucá (PMDB-RR) foram eleitos, respectivamente, 1º e 2º  vice-presidentes do Senado Federal. Na votação, ocorrida nesta sexta-feira (1.2), 65 parlamentares concordaram com os nomes indicados e somente três votaram contra.

De acordo com a Agência Senado, a escolha dos parlamentares seguiu o critério da proporcionalidade. Como o PT é o segundo maior partido da Casa, tem direito à 1ª vice-presidência, que substitui o presidente em suas ausências.

O PMDB, como maior bancada do Senado, têm direito à presidência e à 2ª vice-presidência, que substitui o 1º vice em caso de impedimentos.

Apesar da tranquilidade na escolha das vice-presidências, a sessão para eleger os membros da mesa diretora do Senado foi marcada por um impasse estabelecido entre PP e PR, devido a um acordo feito com o PMDB.

“Temos que respeitar o resultado”, afirma Pedro Taques após derrota para Renan Calheiros no Senado
Calheiros supera Taques por 56 votos a 18 e se elege presidente do Senado

Pela proporcionalidade, o PMDB tem direito a mais uma vaga na mesa, além do presidência e da 2ª vice-presidência. Mas, para firmar acordos políticos, o partido abriu mão da terceira vaga e cedeu o posto ao PP.

Fazendo uso desse acordo, o PP indicou o senador Ciro Nogueira (PI) para a 3ª secretaria do Senado, responsável por auxiliar o presidente na contagem de votos, por exemplo.

No entanto, pela proporcionalidade, o PR é que tem direito a essa terceira vaga porque tem seis senadores na bancada — um a mais que o PP — e não abre mão do cargo. O indicado do PR para a 3ª secretaria foi o senador Magno Malta (ES).

Como não houve acordo, os senadores vão escolher o 3º secretário, em votação secreta.

As outras secretarias foram decididas por meio de acordo entre líderes. Os senadores aprovaram, com 58 votos a favor, seis contra e duas abstenções, a chapa única com os nomes de Flexa Ribeiro (PSDB-PA) como 1ª secretário, Angela Portela (PT-RR) como 2ª secretária e João Vicente Claudino (PTB-PI) como 4º secretário.
Imprimir