Imprimir

Notícias / Mundo

Obama diz que debate eleitoral mostra que mudança no Irã é possível

EFE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira que o 'intenso debate' na campanha eleitoral iraniana, que terminou com a realização das eleições presidenciais, mostra que a mudança é possível no Irã.

Em discurso no jardim da Casa Branca, o presidente americano fez as declarações ao comentar o desenvolvimento das eleições no país caracterizadas até o momento por uma elevada participação.

"Estamos muito animados de ver o que parece ser um debate intenso no Irã", afirmou Obama, que na semana passada fez um discurso dirigido ao mundo muçulmano no Cairo no qual ofereceu o começo de um novo diálogo baseado no respeito.

"O que pode ocorrer no Irã também é que as pessoas examinem novas possibilidades", explicou, acrescentando que independentemente do vencedor no Irã, o fato de que tenha havido uma verdadeira disputa na campanha eleitoral pode ajudar a promover a aproximação entre os EUA e o país.

Obama ofereceu ao Irã uma aproximação que colocaria fim ao congelamento das relações bilaterais após 30 anos de distanciamento, se Teerã decidisse cumprir os compromissos internacionais e renunciasse ao enriquecimento de urânio.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, também expressou otimismo com o desenvolvimento das eleições iranianas.

"É algo muito positivo que o povo do Irã queira que suas vozes e seus votos sejam escutados e contados", declarou Hillary.
Imprimir