Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Comercial do Gol com gato preto gera protestos contra VW e será tirado do ar

Auto Esporte

Nos últimos dias, a fanpage da Volkswagen no Facebook sofreu um bombardeio de manifestações contrárias à propaganda “Superstição”, que tem sido veiculada exclusivamente na televisão. Queixas foram registradas no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e até em sites de reclamação alimentados por consumidores.

O comercial do Gol 1.0 completo, produzido pela Almap BBDO, mostra o motorista usando o jato de água do para-brisa para expulsar um gato preto que está sobre o capô enquanto o locutor fala “não dá pra contar só com a sorte”. A cena revoltou donos de gatos e associações de proteção aos animais, que consideram a campanha um incentivo aos maus tratos – especialmente porque o gato preto é sempre associado a crenças sobre azar.

Em resposta aos protestos, a Volkswagen publicou hoje uma nota de esclarecimento, dizendo que “em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema” o comercial será retirado do ar amanhã (06/02). Na retratação, a montadora também diz que não teve a intenção de estimular ou sugerir qualquer tipo de desrespeito e que os animais sempre serviram de inspiração para as campanhas da empresa. Para exemplificar, cita filmes como o do Cachorro-Peixe (SpaceFox) e do “Cachorro Pug falante” (Jetta) – confira no fim da página.

Não conseguimos encontrar o vídeo publicitário na internet (caso alguém tenha o link, por favor, coloque nos comentários). Mas reproduzimos aqui algumas das imagens que usuários do Facebook usaram para demonstrar sua indignação.



Imprimir