Imprimir

Notícias / Esportes

Para-quedas falha e atleta argentina morre em mundial de Wingsuit

SporTV

A atleta argentina Stella Moix morreu na manhã deste sábado ao fazer um salto de base jump com um equipamento de wingsuit antes do início do segundo dia de competições do Campeonato Mundial da modalidade, que acontece no Espírito Santo. Após o salto, o pára-quedas de Moix não abriu, e a argentina caiu na mata.

As equipes de busca confirmaram a morte da atleta, que não participava das competições. As provas deste sábado foram canceladas, mas a programação original da competição foi mantida pela organização.

O Campeonato Mundial de Wingsuit reúne os melhores do mundo na modalidade e começou na última sexta-feira, com previsão de término no dia 12, na Pedra da Onça, localidade de Bom Jardim, no limite entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo (ES). Vídeos no perfil de Stella em uma rede social mostram que ela era uma atleta experiente e essa não era a primeira vez que saltava da Pedra da Onça.

O wingsuit é uma modalidade de salto em que o pára-quedista utiliza uma espécie de “macacão com asas”, que proporciona voos de alta performance. Criado e desenvolvido pelo francês Patrick de Gayardon no início da segunda metade dos anos 90, esta roupa tem por objetivo aumentar o tempo de queda livre e também a velocidade horizontal atingida pelo paraquedista.
Uma vez que o saltador entra em queda livre, as asas inflam. A velocidade da queda é de cerca de 150 km/h. Os praticantes também são chamados "bird man" (homem pássaro). Para pousar os atletas fazem uso de um pára-quedas.
Imprimir