Imprimir

Notícias / Agronegócios

Oito estabelecimentos de carne, leite e embutidos são interditados em MT

Da Redação/Kelly Martins

Pelo menos oito estabelecimentos que atuavam e comercializam carne, leite e embutidos de forma irregular foram interditados pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) somente este ano em Mato Grosso. Além de irregularidades cadastrais junto ao órgão de inspeção e fiscalização, algumas delas também vendiam produtos vencidos, prejudicando assim, a saúde humana.

Conforme o presidente do Indea, Decio Coutinho, quatro laticínios foram fechados nas cidades de Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Guiratinga e São José do Rio Claro pelo Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Sispoa). Vários documentos eram irregulares e em alguns foi constatado a ausência de equipamentos mínimos como pasteurizador, e ainda a falta de higiene.

O objetivo da fiscalização agropecuária é retirar de circulação produtos clandestinos e ineficazes que apresentam riscos, além de não oferecerem garantia de qualidade.
 
Também foram fechados três estabelecimentos de carne que comercializavam irregularmente em Cuiabá, Várzea Grande e Barra dos Bugres. Decio Coutinho não soube informar quantos quilos de carne foram apreendidos. Mato Grosso conta atualmente com mais de 25 milhões de cabeças de de bovinos e bubalinos.

Já em Várzea Grande, também houve o fechamento de uma fábrica de embutidos (salame, lingüiça), por estar não ter a documentação exigida pela instituição para que os produtos fossem vendidos. 

Imprimir