Imprimir

Notícias / Educação

“Aula dada é aula estudada”, diz coordenador de cursinho sobre se preparar para vestibular

R7

Não deixar para depois. Essa é uma das dicas que especialistas em educação dão na hora de estudar para o vestibular. De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, “aula dada é aula estudada”.

— O estudante tem que fazer muito exercício. Às vezes o aluno acha que ficar na aula e prestar atenção já é o suficiente. Mas não é.

Tasinafo afirma que os alunos devem começar a revisar a matéria diariamente desde o começo do ano, mesmo que “os exercícios pareçam fácil”. Ele diz ainda que o aluno tem que ter disciplina e saber que ele precisa esquematizar o próprio horário.

— As vezes você tem aquele aluno que chega em casa depois da aula, vê televisão, dorme um pouco e ai, a noite, vai e faz dois exercícios. Ou seja, ele não estudou nada.

A coordenadora Augusta Aparecida Barbosa, coordenadora do Cursinho do XI, de São Paulo, diz que outra dica muito importante, além da organização, é o hábito de tirar dúvidas. E mais: para aumentar o desempenho, é preciso aumentar a quantidade de leituras. Além da leitura dos livros recomendados pelos vestibulares, os especialistas indicam ler jornais e revistas.

— Em ano de vestibular, o aluno perde o direito de dizer que não gosta de ler. Tem gente que me olha feio quando falo isso, mas no fim do ano se transforma em um leitor em potencial e isso é o que vale para mim.
Imprimir