Imprimir

Notícias / Cidades

Wilson cobra mudanças e eficiência no sistema de transportes de Cuiabá

Da Redação - AA

O prefeito Wilson Santos cobrou do secretário de Transportes Urbanos, Edivá Alves, uma rápida apresentação do novo projeto para o sistema em Cuiabá. A cobrança pública aconteceu, ontem, durante a reunião com as empresas de ônibus, onde se discutiu, além da questão do atraso salarial da Princesa do Sol/SolBus, a prorrogação por mais seis meses das concessões para que continuem operando o sistema de transportes na capital, a título precário, até que seja feita uma nova e definitva licitação. Entre  as mudanças a serem implantadas no sistema estão a criação de corredores exclusivos para ônibus e a construção de um terminal de integração na região do Parque Cuiabá.

Em razão da escolha de Cuiabá como uma das 12 cidades-sedes para a Copa 2014 e das diárias críticas da população pela má qualidade dos serviços prestados pelas empresas, o prefeito quer uma "revolução" no  sistema. Durante a reunião, foi feita a apresentação do esboço do projeto da SMTU. O prefeito Wilson Santos questionou o secretário Edivá Alves sobre alguns itens específicos. O tucano quer urgência na finalização do pré-projeto, para que a parte executiva se torne pauta prioritária no município.

"Nós temos que avançar na racionalização de um corredor exclusivo para os ônibus. Quando teremos esse estudo básico transformado em projeto executivo? Vamos então tocar essa idéia em frente, aprimorá-la, concretizar os pontos trabalhados. A Copa do Mundo 2014 vai priorizar o transporte em massa. E ele precisa ser eficiente e de qua lidade", cobrou o prefeito.

Por meio de equipamento de vídeo, Edivá Alves exibiu ao prefeito Wilson Santos quais as mudanças que podem ser implementadas no transporte coletivo da Capital, com redução de frota e tempo de viagem. Segundo ele, "sem perder em termos de oferta de serviço, transporte com segurança, rapidez e conforto". Ainda de acordo com o secretário,a previsão é em 20 dias, no máximo, a parte inicial do projeto esteja pronta.

Numa das planilhas exibidas na reunião no Palácio Alencastro, o enfoque foi no pólo do Parque Cuiabá. Hoje, o tempo de viagem à área central é estimado  em 1h50m e poderia ser reduzido a apenas 18 minutos. Pela  proposta, um novo  terminal  seria implantado na região. Dos 28 ônibus que circulam hoje no pólo Parque Cuiabá, esse número cairia para 15 e o sistema-tronco seria feito por veículos articulados. Também a quilometragem no sistema sofreria uma redução  e mudanças nos trajetos.
Imprimir