Imprimir

Notícias / Turismo

Norte da Áustria pode ser explorado sobre duas rodas

Terra

A cerca de 3 horas de trem desde Viena, Marchtrenk está situada na parte norte da Áustria. O vilarejo de 12 mil pessoas é o ponto de partida ideal para quem quer apreciar as belas paisagens do país montado em sua bicicleta.

O brasileiro João Paulo Dos Santos Goes viajou ao país e ficou hospedado na casa de um dos guias. "No dia seguinte, às 8h da manhã, hora estabelecida por Fritz, meu guia, ajudei a colocar as bikes no carro", conta. Apesar do céu limpo, a temperatura continua baixa na região durante a primavera. O objetivo era de rodar 80 km em uma autopista até a vila Reindlmühl, a 5 km do lago Traunsee.

Equipamentos de segurança e squeezes cheias de bebida isotônica, além de maçãs, bananas, barras de cereais e roupas preventivas em caso de uma mudança de tempo, o que é muito comum nas regiões montanhosas austríacas, fazem parte da bagagem de um ciclista.

"Os primeiros 20 km foram por uma estrada de asfalto onde podíamos visualizar pequenos conjuntos de casas de construções típicas", conta João Paulo. No horizonte, é possível ver as partes mais altas das montanhas cobertas com restos da neve que caíram nos meses de inverno.

"Por caminhos de terra, nossa visão estava limitada à copa dos pinheiros. A sombra das árvores era nossa melhor aliada nos 15 km de subidas que tínhamos pela frente. Por duas vezes o caminho nos levou para fora da floresta, era como se abrisse uma janela para uma visão cinematográfica", relembra Paulo.

A 750 m de altitude, a paisagem se tornou a recompensa dos ciclistas após 67 km: uma visão que misturava varios tons de verde com o amarelo das flores do campo e o azulado do lago Attersee. Apesar da fria, a agua do lago é cristalina e limpa a ponto de ser boa para consumo humano. Um banho no Attersee garante a recarga de energias, dizem os locais. Na sua volta, também é possível contratar passeios de barco e até uma trilha temática acerca do pintor Gustav Klimt.

A região de de Salzkammergut recebe grande número de turistas que querem aproveitar o ar dar montanhas. É lá onde que se concentra a maioria dos lagos do país, alguns formados pelo degelo das montanhas. Terminada a trilha em duas rodas, o passeio pode seguir com uma visita a uma das poucas cavernas de gelo que pode ser visitada pelo homem. Teleféricos saem de Obertraun ao parque nacional onde ela está situada. Além disso, é também em Salzkammergut que se encontram as minas de sal mineral mais antigas do mundo.
Imprimir