Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá tem aumento de 100% em homicídios e VG registra queda

Da Redação/Alline Marques

Enquanto em maio do ano passado se falava da violência em Várzea Grande, quando o número de homicídios superou o da Capital, este ano a cidade conseguiu reduzir significativamente o índice de assassinato em 23%, caindo de 13 para 9.

Por outro lado, em Cuiabá os números aumentaram em 100% no mês passado. Em maio de 2008 foram registrados na Capital 11 assassinatos, enquanto este ano dobrou o índice chegando a 22, sendo assim o mês mais violento de 2009.

De acordo com dados estatísticos da Polícia Civil, num balanço comparativo de janeiro a maio de 2008, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa registrou 82 assassinatos na Capital, enquanto em 2009 foram 84.

Neste mês de junho, em apenas 13 dias já foram registrados 14 homicídios. Deste jeito, deverá superar o mesmo mês de 2008, quando a polícia registrou 19.

Já em Várzea Grande, de janeiro a maio do ano passado foram 43 homicídios, enquanto no mesmo período deste ano foram 31. Uma redução de 32%.

Os principais motivos são “queima de arquivo” e “acerto de contas”. Na maioria das vezes são de pessoas ligadas ao tráfico e os jovens são as principais vítimas. Constantes são as notícias de adolescentes mortos por possuir dívida com traficantes ou por envolvimento com o crime.

Na madrugada de sexta-feira, um assaltante acabou sendo morto pela polícia durante um assalto à residência, no bairro Jardim Itália. Outros dois bandidos foram presos e mais dois conseguiram fugir. Na troca de tiro, o ladrão foi atingido por um tiro. Ele não foi identificado ainda. Nesta semana, um adolescente de 15 anos também acabou morto durante um roubo à mercearia no CPA III.

A população também cansada de tanta violência tem começado a agir fazer justiça com as próprias mãos. Não basta apenas policiais na rua, é preciso que o Estado faça um trabalho sócio-educativo para evitar o aumento da criminalidade.
Imprimir