Imprimir

Notícias / Política BR

Justiça condena ex-prefeito de Tupaciguara, MG, por crimes eleitorais

G1

Ex-prefeito de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, Alexandre Berquó, foi condenado pela Justiça Eleitoral de Tupaciguara pelo cometimento de diversos crimes cometidos na época em que ele tentava se reeleger, no ano passado. O candidato a vice-prefeito, Gustavo Andrade de Faria, também foi condenado.

Segundo o juiz eleitoral Alexandre Magno Mendes do Vale, responsável pela 274ª Zona Eleitoral de Tupaciguara, ambos foram condenados pelo cometimento de 12 crimes eleitorais, a maioria de propaganda e publicidade eleitoral irregulares. Os condenados podem recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Entre as irregularidades apontadas estão o uso do site oficial da Prefeitura para divulgar maciçamente a imagem do candidato; realização de propagandas institucionais que beneficiariam diretamente o candidato; utilização do slogan e logomarca criados pela administração dele em substituição ao brasão oficial do município; campanha fora do período eleitoral e utilização de servidores, veículos e serviços do município para distribuição de material de construção em período não permitido pela Justiça Eleitoral.

De acordo com a decisão, os condenados terão de pagar, cada um, multa de cerca de R$ 100 mil, além de ficarem inelegíveis por oito anos.

O advogado do ex-prefeito, Daniel Ricardo Davi Sousa, informou por telefone ao G1, que recebeu a decisão no fim desta tarde e que, tendo em vista o fim de semana, quando o cartório está fechado, entrará com o recurso na segunda-feira (18) para tentar reverter a decisão no TRE-MG.
Imprimir