Imprimir

Notícias / Brasil

Missa relembra um ano da morte de jovens do Morro da Providência

G1

Uma missa realizada neste domingo (14) reuniu familiares dos três jovens do Morro da Providência, que morreram em junho de 2008 após serem abordados por um grupo de 11 militares e entregues a traficantes de uma facção rival à comunidade em que moravam.

A missa de um ano da morte dos três jovens deixou parentes e amigos emocionados. Muitos expressaram a saudade em fotos e mensagens impressas em camisetas.

Corpos foram encontrados em lixão

As mortes ocorreram durante um projeto de reforma de casas populares na comunidade, que contava com policiamento do Exército.

Os corpos de David Wilson da Silva, de 24 anos, Marcos Paulo Campos, de 17 anos, e Wellington Gonzaga da Costa, de 19, foram encontrados em um lixão na Baixada Fluminense. A morte dos jovens levou moradores a se revoltarem contra o Exército e pedirem a retirada das tropas da comunidade.

Em 30 de junho de 2008, a Justiça Federal aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal, contra os militares envolvidos. Eles foram denunciados por triplo homicídio triplamente qualificado.

Em setembro do mesmo ano, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, ligado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos, aprovou o relatório final sobre a morte dos três jovens. O texto defendia o pagamento de indenização por danos morais e materiais às famílias dos rapazes.
Imprimir