Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Justiça concede liberdade sob fiança a Oscar Pistorius

R7

O velocista paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius recebeu o direito de liberdade sob fiança, nesta sexta-feira (22), numa audiência sobre a acusação de ter matado a namorada Reeva Steenkamp, no último dia 12 de fevereiro.

A decisão do juiz Desmond Nair foi comemorada na corte pela família de Pistorius e seus apoiadores, mas o atleta permaneceu imóvel quando a decisão foi lida. O desfecho veio depois de quatro adiamentos no Tribunal da Magistradura de Pretória, na África do Sul. Foram oito noites que o atleta passou na prisão.

O juiz estabeleceu, após mais de duas horas de sessão, o valor de R$ 56,1 mil (250 mil rands) para a fiança. O magistrado entendeu que as alegações da promotoria, que afirmava que a soltura de Pistorius representava um risco às pessoas e que ele poderia fugir do país, não se sustentavam.

Do lado de fora, vários fãs de Pistorius postaram-se na frente do tribunal com cartazes de apoio que diziam "Oscar, confiamos em você e em seu amor por Reeva". Ao tomarem conhecimento da decisão de soltura do corredor, eles fizeram festa em frente ao tribunal, ao lado da família de Pistorius, outra a celebrar.
Horas antes da conclusão da sessão, o promotor do caso, Gerrie Nel, declarou que é "praticamente certo" que Pistorius vai passar muito tempo na cadeia pelo crime do qual é acusado.

- Ele atirou quatro vezes, não apenas um. A única razão para você dar quatro tiros é para matar. Baseado na sua versão, ele provavelmente será condenado.

Reeva Steenkamp foi assassinada com quatro tiros no banheiro da suíte do casal, na casa do atleta sul-africano, que alega ter feito os disparos de forma acidental na namorada por ter supostamente achado que se tratava de um invasor que teria entrado em sua residência.
Imprimir