Imprimir

Notícias / Política MT

Velho aliados, Mauro Mendes confirma que convidou Maggi para ingressar no PSB

Da Redação - Jardel P. Arruda

O prefeito Mauro Mendes (PSB) confirmou que convidou o senador Blairo Maggi (PR) para ingressar no Partido Socialista Brasileiro em uma conversa entre os dois nesta quarta-feira (27).

Descontente no partido, Maggi anuncia decisão sobre saída semana que vem

“Eu conversei com ele ainda hoje, e é claro que eu convidei”, contou o prefeito peessebista a jornalistas, após coletiva de imprensa para tratar da pesquisa de satisfação dos serviços da CAB Cuiabá.

A saída de Blairo do PR para ingressar em um novo partido é tema de conversas nos bastidores políticos desde o fim de 2012, após ele ter sido alijado do processo de escolha da direção nacional do partido. Ele seria a segunda pessoa do partido a convidar o senador, visto que o deputado federal Valtenir Pereira, presidente regional do PSB, já teria convidado o senador.

O senador teria sido informados sobre convenção nacional do partido através da imprensa, tendo sido deixados de fora da discussão do comando do PR, que continuou nas mãos do senador Alfredo Nascimento (AM) e do deputado federal Valdemar da Costa Neto (SP).

Contudo, o senador teria respondido a Mauro que a saída do Partido da República e o ingresso em outra sigla partidária está fora dos planos momentâneos. Em entrevista ao Olhar Direto, Maggi afirmou que anunciará decisão sobre saída do PR na próxima semana. Entre os motivos para esperar até lá seria o prazo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responder se Blairo perderá ou não o mandato caso se deixe o partido pelo qual foi eleito.

De volta as origens

Caso Blairo Maggi troque o PR pelo PSB ele estará repetindo o mesmo caminho feito por Mauro Mendes em 2009. Ambos foram aliados políticos nas eleições de 2008, na primeira tentativa do atual peessebista ao cargo de prefeito de Cuiabá.

Depois daquela eleição, eles ficaram em lados opostos no pleito de 2010, quando Mendes disputou o governo do Estado contra o sucessor de Maggi, Silval Barbosa (PMDB). A reaproximação entre os dois aconteceu em 2012, na segunda tentativa de Mendes a Prefeitura, em que o PR foi inimigo do PMDB.
Imprimir