Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Cinco toneladas de lixo são retirados por dia das praias de Fortaleza

G1

No trecho de cinco quilômetros do litoral da capital cearense são recolhidos cinco toneladas de lixo por dia, segundo a empresa que presta serviço para a prefeitura. É o mesmo de uma produção diária de uma cidade com 40 mil habitantes. As praias de Fortaleza sofrem com a poluição.

Em boa parte delas é possível encontrar todo tipo de lixo. Desde de latas, garrafas, papel e o pior delas: o esgoto a céu aberto. "Não dá mais para andar descalça. Ficamos receosos, pois é muito lixo, infelizmente", afirma a empresária Vânia Ribeiro. Já a auxiliar administrativa, Flávia Leite, diz que o lixo nas praias é tanto que fica impossível andar sem chinelos. "Não podemos ficar a vontade como queríamos. Temos sempre que olhar aonde estamos pisando", relata.

Nas praias que ficam perto de manguezais o problema é mais preocupante. A maré sobe e acaba levando para dentro d'água e mangues todo o lixo acumulado na areia. "As árvores possuem raízes. Algumas com raízes aéreas que funcionam como um filtro e quando a maré traz o lixo, a sujeira fica presa nas árvores e acaba acumulando lixo. É muito ruim para o ecossistema marinho e até para nós seres humanos", explica o ambientalista Rusty de Castro Sá Barreto.

Esgoto
Os moradores da Praia do Futuro ficam preocupados com o esgoto que sai das casas e vai para o mar. Segundo a representante da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, a água suja vai parar nas galerias por onde deveriam escoar apenas água da chuva. "Quando esse esgoto satura, enche, ele vem para a superfície e da superfície, ele entra pela boca de lobo para as galerias das águas pluviais e levam para o mar", explica.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace), dos 31 pontos de praias monitorados cerca de 20 ficam impróprias para o banho nos períodos de chuva.

Imprimir