Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes e moradores do bairro da Manga participam de palestra de prevenção às drogas

Da Assessoria/Corpo de Bombeiros

Despertar nas crianças e adolescentes noções de civismo e contribuir para a formação de cidadãos íntegros é uma das missões do projeto social do Governo do Estado "Bombeiros do Futuro", apoiado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). No último sábado (13), cerca de 100 pessoas, entre alunos do 2º pelotão do projeto, familiares e comunidade receberam esclarecimentos, por meio de palestra, sobre prevenção ao uso de drogas.

A palestra foi proferida pelo grupo "Cabeça Feita" e aconteceu na Escola Estadual Emanuel Pinheiro, em Cuiabá, onde fica a sede do 2º pelotão do projeto.

Segundo o coordenador do Bombeiros do Futuro, major BM Paulo Wolkmer, frequentemente os cinco pelotões do projeto recebem palestras de prevenção e orientação ao não uso de drogas. "Essas palestras são uma forma de despertar nas crianças a necessidade de prevenir contra o uso de drogas. Fazer com que elas tenham ideia dos malefícios ocasionados pelo uso de entorpecentes", disse.

Ainda, conforme o coordenador, a palestra aconteceu pela primeira vez no pelotão há 3 semanas apenas com alunos do projeto. "Devido ao êxito alcançado e da importância do assunto, familiares dos alunos pediram para a palestra ser aberta à comunidade", falou o bombeiro.

No final da palestra, os 50 alunos do 2º pelotão conheceram um dos veículos de combate à incêndio adquiridos pelo Governo do Estado recentemente para o Corpo de Bombeiros.

BOMBEIROS DO FUTURO

O projeto social Bombeiros do Futuro, iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi implantado no ano de 2006 e atende crianças e jovens entre 11 e 16 anos.

Os alunos tem aulas semanais, sempre aos sábados, das 8h ao meio-dia, com carga horária é de 70 horas/aula. Após quatro meses, os alunos recebem Certificado de Conclusão de Curso.

O projeto tem seis pelotões com base na Associação dos Bombeiros do Coophamil, no 2º Batalhão de Bombeiros de Várzea Grande, no 1º Batalhão de Bombeiros do Verdão, na Base Comunitária do Ribeirão do Lipa, no Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) do Distrito da Guia e, este ano, um pelotão coordenado pelo Conseg do CPA.

Outros seis municípios do interior do Estado, com unidades do Corpo de Bombeiros, também desenvolvem o projeto, somando mais de 2.200 crianças e adolescentes amparadas com informações e noções importantes para sua formação cívica. A meta do projeto Bombeiros do Futuro para este ano, segundo o coordenador, major bombeiro Paulo Wolkmer, é atender 500 crianças e adolescentes. "Deverão formar 250 alunos no primeiro semestre e 250 no final do segundo semestre", disse.

O projeto orienta crianças e jovens com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, consumo racional de energia elétrica, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

Além das disciplinas, o projeto tem aulas de campo, com a subida ao Morro de Santo Antônio, onde as turmas participam de aulas sobre a história e a geografia de Mato Grosso, ciências biológicas e matemáticas.

No dia 2 de julho, data em que se comemora o Dia Nacional do Corpo de Bombeiro Militar, formarão 250 crianças dos cinco pelotões do projeto Bombeiros do Futuro, encerrando a primeira turma do semestre. As aulas da segunda turma estão previstas para iniciar na segunda quinzena do mês de agosto, iniciando a 6ª edição do projeto.
Imprimir