Imprimir

Notícias / Política BR

Juiz pede perícia para investigar fraude na ata de Pedro Taques

Da Redação - Jardel P. Arruda

O juiz eleitoral José Luiz Blaszak determinou a realização de uma perícia grafotécnica para averiguar se a ata deliberativa da suplência do senador Pedro Taques (PDT) foi fraudada. A suspeita é de que o documento tenha sido adulterado para trocar a ordem dos suplentes, colocando Paulo Fiúza (PV) como segundo, e não primeiro suplente, como deveria ser.

Ata da aliança que elegeu Pedro Taques pode ter sido falsificada
Fiúza vai acionar Medeiros para provar acusação de ameaça de morte
Primeiro suplente de Taques declara sofrer ameaça para que renuncie

A ação, que corre na Justiça Eleitoral desde 2010, foi impetrada pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT), que foi o terceiro colocado nas eleições ao Senado, ficando logo atrás de Pedro Taques. Caso o pedetista perca o mandato devido à suposta irregularidade na inscrição, o petista assumiria a vaga.

O exame grafotécnico é uma ciência que tem por objetivo precípuo verificar a autenticidade ou a falsidade material de uma assinatura ou texto manuscrito. Dessa forma, a Justiça poderá saber se a ata em que houve adulteração na grafia da deliberação da ordem dos suplentes que definiu José Medeiros (PPS) como primeiro e Paulo Fiúza como segundo.

Ainda em 2010, antes de Abicalil impetrar a ação, a coligação que elegeu Pedro Taques chegou a ingressar com um pedido junto ao Tribunal Regional Eleitoral para trocar a ordem das suplências. O fato aconteceu após José Medeiros e Fiúza brigarem através da imprensa.

O presidente regional do PSB, Valtenir Pereira, também endossou a tese de que houve falsificação na assinatura da ata. Conforme disse ao Olhar Direto, em 2010, ele nunca teria assinado uma ata em que Paulo Fiúza fosse o segundo suplente.

"Eu fui procurado pelo Paulo Fiúza e confirmei a ele que a assinatura da ata, que precisava ser endossada por todos os presidentes dos partidos que integram a aliança, não era minha. Ou seja: foi falsificada", disse.
Imprimir