Imprimir

Notícias / Economia

Ministério autoriza MTGás a importar gás natural da Bolívia até 2018

De Brasília - Catarine Piccioni

O Ministério de Minas e Energia autorizou a Companhia Mato-grossense de Gás (MTGás) a importar gás natural da Bolívia, conforme portaria publicada nesta terça-feira (5) no “Diário Oficial da União”. A autorização é válida até 31 de dezembro de 2018.

De acordo com a portaria assinada pelo ministro Edison Lobão, a companhia está autorizada a importar até 1,1 milhão de metros cúbicos por mês em "regime interruptível" para atender segmento não termelétrico em Mato Grosso, contemplando os “setores industrial, comercial, serviços, residencial, cogeração, fertilizantes e veicular”.

O transporte do gás deverá ser feito por gasoduto que liga Cáceres e Cuiabá. O local de entrega vai ser a estação de San Matías, na fronteira da Bolívia com Cáceres, onde acontecerá a medição do gás importado.

A MTGás, que é um orgão do governo estadual, deverá apresentar à Agência Nacional do Petróleo mensalmente relatório detalhado sobre as operações de importação realizadas no mês anterior.

Nos relatórios, a companhia deverá informar “volumes diários importados, em metros cúbicos; quantidades diárias de energia importadas; poderes caloríficos diários do gás natural importado; e preços de compra do gás natural importado calculados no ponto de internalização do produto”.
Imprimir