Imprimir

Notícias / Esportes

Técnico de Diego Hypólito se revolta com o Flamengo: “Só enganaram a gente”

R7

A decisão do Flamengo em acabar com suas equipes competitivas de ginástica artística pegou Renato Araújo de surpresa. Técnico da seleção e do clube, que até então contava com os principais atletas do país, ele se sentiu desrespeitado com a decisão da gestão de Marcelo Bandeira de Mello, cujas atitudes foram justificadas pelo “corte de gastos” no clube.

- O mais triste é a gente ter ficado sabendo disso pela imprensa. O mínimo que o clube deveria fazer era informar os técnicos e os atletas antes. É constrangedor, uma situação ridícula, pois o país que vai sediar uma Olimpíada em 2016, tem uma modalidade começando o ciclo olímpico desta forma.

Entre os atletas que agora podem se considerar “desempregados” estão Diego Hypólito, dono de cinco ouros em Pan-Americanos, Sérgio Sasaki, responsável pelo melhor resultado da ginástica brasileira na prova individual geral na história olímpica (10º em Londres 2012) e Pétrix Barbosa e Caio Souza, dois dos nomes mais promissores da nova geração.

Apesar de o Flamengo já ter dado mostras de sua nova postura em relação aos esportes olímpicos ao cortar os investimentos na natação no fim de 2012, Renato disse que os ginastas não esperavam algo semelhante pelas próprias informações que recebiam de dentro do clube:

- Desde que houve a primeira reunião, se eu não me engano em 29 de dezembro, foi me passado que a ginástica era uma das prioridades do clube. Ué, que prioridade é essa? Ginástica de base? Escolinhas? Porque os quatro atletas da seleção masculina estão na rua... acho que só enganaram a gente o tempo todo.

Renato conta que chegou a receber uma proposta do clube para trabalhar com a base, mas não vai aceitar:

- P...! Eu trabalho com seleção brasileira há anos e vou largar tudo para ficar trabalhando com a base? Eles querem que eu peça demissão? Isso eu não vou fazer. Se quiserem, que me mandem embora.

Avaliando ter pouco campo de trabalho no Brasil neste momento, Renato cogita ir para o exterior:

- Se eu não tiver condição financeira de continuar no Brasil, vou ter que sair, não tenho escolha. Se cada um dos meus atletas da seleção for para um clube e eu não continuar com eles, não vou mais receber dinheiro do Projeto Medalha, do Governo Federal, tenho que continuar no Rio para continuar no Time Rio... todas essas fontes de renda, eu não vou ter mais. E pra ficar só com o salário da seleção, não tem condição. Eu alugo o meu apartamento e vou pra fora

Em 2013, os ginastas brasileiros terão como principal torneio o Mundial, programado para ser disputado entre 30 de setembro e 06 de outubro na Bélgica. Além da ginástica, o Flamengo fechou também o departamento de judô, ficando apenas com as categorias de base.
Imprimir