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Apenas 10% dos alunos aprendem o ideal em matemática no ensino médio

G1

Apenas 10,3% dos jovens brasileiros têm aprendizado adequado em matemática ao final do ensino médio, segundo aponta o relatório De Olho nas Metas divulgado nesta quarta-feira (6) pelo movimento Todos pela Educação. Os dados foram atualizados com base nos resultados da Prova Brasil/Saeb 2011.

A deficiência em matemática já foi constatada em 2009, quando o índice de proficiência entre os alunos do último ano do ensino médio foi de 11%. A meta parcial estabelecida pelo Todos pela Educacação para 2011 era de 20%.

Nesta nova atualização, o cenário em matemática revela uma crise. Nenhuma unidade da federação atingiu a meta parcial de 2011. O desempenho menos pior foi do Amazonas, que ficou a 3,5 pontos percentuais da meta. O destaque negativo fica por conta do Distrito Federal, 18,1 pontos percentuais abaixo da meta.

Em língua portuguesa, ao contrário do que ocorreu em 2009, a meta de 2011 não foi atingida. No Brasil, o percentual de jovens com aprendizado adequado nessa disciplina foi de 29,2%, para uma meta parcial de 31,5%. Doze unidades da federação atingiram ou superaram a meta em 2011 e 15 ficaram abaixo da meta. Amazonas e Rio de Janeiro superaram a meta em 8,1 e 5,6 pontos percentuais, respectivamente.

Ensino fundamental
Nos anos finais do ensino fundamental (9º ano) os indicadores melhoraram em relação a 2009, mas não o suficiente para o cumprimento das metas.

Em língua portuguesa, 27% dos alunos alcançaram desempenho adequado, para uma meta parcial de 32%, estabelecida pelo movimento Todos Pela Educação para 2011. E, em matemática, 16,9% para uma meta de 25,4%. As marcas anteriores eram 26,2% para língua portuguesa e 14,7% para matemática.

Apenas os anos iniciais do ensino fundamental tiveram desempenho menos preocupante. Em língua portuguesa, 40% dos alunos apresentaram desempenho adequado (eram 34,2% em 2009), para uma meta de 42%. Em matemática, 36% dos alunos apresentaram desempenho adequado (eram 32,5% em 2009), superando a meta parcial em um ponto percentual.

Os estados de Alagoas, Amapá, Pernambuco e Roraima não conseguiram cumprir a meta 3, de garantir que o aluno tenha conhecimento adequado à sua série, em nenhuma das disciplinas para nenhuma das etapas da educação básica. Já o estado de Tocantins superou as metas para os anos iniciais e para os finais do ensino fundamental, em ambas as disciplinas; e o do Amazonas superou as metas dos anos iniciais do ensino fundamental, em ambas as disciplinas, e superou a meta de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Metas
O Todos Pela Educação elegeu 2022, ano em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, como data limite para o cumprimento de cinco metas que são monitoradas e atualizadas. Elas servem como referência e incentivo para que a sociedade acompanhe e cobre a oferta de educação de qualidade para todos.
São elas:
- Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola;
- Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos;
- Meta 3: Todo aluno com conhecimento adequado à sua série;
- Meta 4: Todo jovem com ensino médio concluído até os 19 anos,
- Meta 5: Investimento em educação ampliado e bem gerido. Apenas 10,3% dos jovens brasileiros têm aprendizado adequado em matemática ao final do ensino médio, segundo aponta o relatório De Olho nas Metas divulgado nesta quarta-feira (6) pelo movimento Todos pela Educação. Os dados foram atualizados com base nos resultados da Prova Brasil/Saeb 2011.

A deficiência em matemática já foi constatada em 2009, quando o índice de proficiência entre os alunos do último ano do ensino médio foi de 11%. A meta parcial estabelecida pelo Todos pela Educacação para 2011 era de 20%.

Nesta nova atualização, o cenário em matemática revela uma crise. Nenhuma unidade da federação atingiu a meta parcial de 2011. O desempenho menos pior foi do Amazonas, que ficou a 3,5 pontos percentuais da meta. O destaque negativo fica por conta do Distrito Federal, 18,1 pontos percentuais abaixo da meta.

Em língua portuguesa, ao contrário do que ocorreu em 2009, a meta de 2011 não foi atingida. No Brasil, o percentual de jovens com aprendizado adequado nessa disciplina foi de 29,2%, para uma meta parcial de 31,5%. Doze unidades da federação atingiram ou superaram a meta em 2011 e 15 ficaram abaixo da meta. Amazonas e Rio de Janeiro superaram a meta em 8,1 e 5,6 pontos percentuais, respectivamente.

Ensino fundamental
Nos anos finais do ensino fundamental (9º ano) os indicadores melhoraram em relação a 2009, mas não o suficiente para o cumprimento das metas.

Em língua portuguesa, 27% dos alunos alcançaram desempenho adequado, para uma meta parcial de 32%, estabelecida pelo movimento Todos Pela Educação para 2011. E, em matemática, 16,9% para uma meta de 25,4%. As marcas anteriores eram 26,2% para língua portuguesa e 14,7% para matemática.

Apenas os anos iniciais do ensino fundamental tiveram desempenho menos preocupante. Em língua portuguesa, 40% dos alunos apresentaram desempenho adequado (eram 34,2% em 2009), para uma meta de 42%. Em matemática, 36% dos alunos apresentaram desempenho adequado (eram 32,5% em 2009), superando a meta parcial em um ponto percentual.

Os estados de Alagoas, Amapá, Pernambuco e Roraima não conseguiram cumprir a meta 3, de garantir que o aluno tenha conhecimento adequado à sua série, em nenhuma das disciplinas para nenhuma das etapas da educação básica. Já o estado de Tocantins superou as metas para os anos iniciais e para os finais do ensino fundamental, em ambas as disciplinas; e o do Amazonas superou as metas dos anos iniciais do ensino fundamental, em ambas as disciplinas, e superou a meta de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Metas
O Todos Pela Educação elegeu 2022, ano em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, como data limite para o cumprimento de cinco metas que são monitoradas e atualizadas. Elas servem como referência e incentivo para que a sociedade acompanhe e cobre a oferta de educação de qualidade para todos.
São elas:
- Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola;
- Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos;
- Meta 3: Todo aluno com conhecimento adequado à sua série;
- Meta 4: Todo jovem com ensino médio concluído até os 19 anos,
- Meta 5: Investimento em educação ampliado e bem gerido.
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