Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Rio registra a maior quantidade de raios do ano

G1

O município do Rio registrou 2.149 raios nesta terça-feira (5), segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 16h e 24h. Este número, de acordo com o Elat, representa a maior quantidade registrada em 2013. A maior concentração foi entre 16h e 20h, quando ocorreram 1.400 raios. O temporal que atingiu a cidade deixou quatro mortos, um desaparecido, inundou ruas, fechou estações de Metrô na Zona Norte e deu um nó no trânsito.

Entre os dias 1º de janeiro e 5 de março, a cidade foi atingida por 5.232 raios, quase quatro vezes mais que no ano anterior. No mesmo período, no ano passado, foram 1.392 raios.
Em todo o estado, entre 16h e 24h, foram 10 mil raios. A incidência, conforme o Inpe, é considerada normal em dias de tempestade.

O Grupo de Eletricidade Atmosférica ainda não tem a explicação para o registro elevado de raios nesta terça-feira, porque, segundo os técnicos, é preciso ter mais tempo para fazer a avaliação dos registros desta terça em comparação a um período maior. Em princípio, de acordo com a análise dos técnicos, áreas de instabilidade formadas pelo calor, alta umidade e a aproximação de uma frente fria que veio do Sul do país, causaram a chuva forte, além de rajadas de vento e elevada incidência de descargas atmosféricas no Rio.
Imprimir