Imprimir

Notícias / Política MT

Pinheiro quer destinar 80% das vagas da Unemat a alunos de MT

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Para garantir e fazer cumprir o papel primário da Universidade de Mato Grosso (Unemat) - de oferecer acesso ao ensino superior aos jovens do interior do estado, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) apresenta na próxima terça-feira (12) proposta de cota para estudantes que fizeram o ensino médio integral em Mato Grosso.

Mestrado em Estudos Literários abre 20 vagas para aluno especial

“Acredito que é justo reservar de 70% a 80% das vagas dos quatro cursos mais concorridos da Unemat - Medicina, Direto, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, aos alunos que estudaram em escolas estaduais”, disse o deputado em entrevista ao Olhar Direto.

Universidade do Estado abre mais quatro cursos de Direito em 2013

Pesquisa realizada pelo próprio parlamentar e equipe mostram que quase a totalidade das vagas destes quatro cursos – cerca de 80%, são ocupadas por estudantes de outros estados da federação. “Precisamos garantir aos jovens do interior acesso à Unemat, e por enquanto não temos como concorrer com os alunos que se formam na rede de ensino do Sul e Sudeste, conhecidos centro de excelência de conhecimento”, destacou Pinheiro.

Para o político, a população mato-grossense não pode se dar ao luxo de ser deixar a Unemat ser usada como ‘barriga de aluguel’. “A Unemat, como o próprio nome diz, é uma universidade mato-grossense, voltada para os jovens mato-grossenses e que tem que servir a este propósito; agora o que acontece é que estudantes de ensino superior de outros estados estão vindo para cá e ocupando quase todas as vagas”.

Emanuel disse ainda que irá discutir a proposta que apresentará na semana que vem, aglutinar idéias e aprimorar o projeto. “Precisamos integrar nosso estado também por meio do estudo, criar uma integração socioeconômica que mantenha nosso jovens em suas cidades, próximos a sua família, sem que eles precisem sair de suas regiões para estudar em outros lugares”.
Imprimir