Imprimir

Notícias / Esportes

Em Zurique, Valcke anuncia três testes no Maracanã antes de torneio

Globo Esporte

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, usou sua conta no Twitter nesta sexta-feira para comentar a reunião realizada no Rio de Janeiro entre representantes da entidade, do Comitê Organizador Local (COL) e do governo do estado sobre o Maracanã. Já na Suíça, o francês afirmou que o estádio terá três eventos-teste antes da Copa das Confederações.

- De volta a Zurique, fiquei satisfeito ao saber que o Maracanã estará totalmente operacional em 27/4 e terá 3 testes, garantiu o governo do Rio - escreveu o dirigente, lembrando a data de entrega do estádio prometida pelo governador Sérgio Cabral.

Valcke embarcou para a Suíça na noite de quinta, após passar por Recife, Belo Horizonte e Rio durante a semana. Na última quarta, o secretário-geral se reuniu com Cabral para cobrar explicações sobre o Maracanã, que terminou fevereiro com 87% de conclusão e ficou alagado com a forte chuva na noite de terça.

O encontro no Palácio Guanabara nesta sexta contou com o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, o secretário-geral do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes, o diretor-executivo do COL, Ricardo Trade, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop), Ícaro Moreno, e membros da Fifa e da Odebrecht, construtora responsável pelas reformas. Após a reunião, ninguém deu entrevistas para comentar quais assuntos foram abordados.

Até o momento, apenas um jogo está confirmado no Maracanã antes da Copa das Confederações: o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. O governo também já revelou a intenção de realizar uma partida em 24 de abril apenas com a presença de operários nas arquibancadas, como evento-teste.

- No mundo perfeito, nós temos que ter três eventos-teste. Podemos ter até dois. Se isso acontecer, o primeiro será com 30% da capacidade e o outro, com 80%. Caso seja apenas um jogo, a capacidade será bem reduzida - disse Valcke, quinta, durante coletiva no Rio de Janeiro sobre os preparativos para o torneio.

Na Copa das Confederações, o Maracanã receberá três partidas: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão (30 de junho). Com a cobertura ainda sendo instalada, o estádio começará a receber o gramado na noite deste sábado, em um processo que levará até quatro dias para ser concluído.


Imprimir