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Instituições dos EUA lideram maiores rankings mundiais de universidades

G1

A Universidade Harvard, dos Estados Unidos, apareceu na primeira posição do ranking mundial de reputação acadêmica divulgado na última segunda-feira (4) pela instituição londrina Times Higher Education (THE). O ranking foi montado a partir de uma pesquisa com mais de 16,3 mil professores convidados de 144 países. Além de Harvard, outras universidades norte-americanas, o o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) aparecem no topo de outros rankings de avaliação de excelência acadêmica, como o ARWU, QS e Webometrics.

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O ranking THE é uma avaliação feita com mestres e doutores de diversos países sobre a reputação de cada universidade. A instituição britânica tem ainda um ranking geral de universidades que avalia 13 itens, e tem como principais concorrentes o ranking chinês ARWU (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais), feito pela Universidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong) e o QS World University Rankings, produzido pela consultoria Quacquarelli Symonds. Existe ainda o ranking Webometrics, que mede a influência da instituição com sua produção na internet.

Entre as universidades brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) é a mais bem colocada em cada um dos rankings.

Conheça os principais rankings internacionais de universidades

Times Higher Education - O ranking geral da instituição britânica analisa 13 quesitos, agrupados em 5 áreas: ensino (representa 30% da nota), pesquisa (30%), citações (30%), presença internacional (7,5%) e inovação (2,5%). A THE também publica um ranking de reputação acadêmica feita a partir de questionários respondidos por mestres e doutores de diversas universidades do mundo.

ARWU Jiaotong - Produzido pela Universidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong), usa critérios que levam em conta essencialmente os resultados de pesquisa em detrimento da formação: o número de prêmios Nobel, de medalhas Fields (o equivalente ao Nobel de matemática) e de artigos publicados exclusivamente em revistas anglosaxãs como "Nature" ou "Science".

QS World University Rankings - Organizado pela QS Quacquarelli Symonds, organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.Também divulga um ranking específico para a América Latina.

Webometrics Ranking of World Universities - Considera os conteúdos disponibilizados na internet, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico. O ranking é publicado semestralmente pelo Cybermetrics Lab, que pertence ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha. De acordo com o laboratório de métricas, a lista foi criada para incentivar as instituições a publicarem os resultados de suas pesquisas na internet. São quatro os critérios usados para calcular a presença de uma universidade na web, segundo o ranking: o número de páginas do site encontradas no Google, o número de links externos direcionados ao site da instituição, o volume de arquivos de pesquisa (arquivos em PDF, Word, PowerPoint etc.) encontrados no Google e a quantidade de itens publicados no Google Scholar, que reúne artigos, dissertações e teses.

Scimago Institutions Rankings - Avalia universidades de todo o mundo de acordo com as pesquisas realizadas pelas intituições. Leva em conta atividades com produção científica notável, incluindo universidades, órgãos governamentais, laboratórios de pesquisa, hospitais e muito mais.

Leiden Ranking - Mede o desempenho científico de 500 grandes universidades em todo o mundo usando indicadores bibliométricos e tem como objetivo fornecer medições altamente precisas do impacto científico das universidades e de envolvimento das universidades em colaboração científica. O ranking é produzido pelo Centro de Ciências e Estudos Tecnológicos (CWTS) da Universidade de Leiden, na Alemanha.

Business Week (MBA) - Promovido pela publicação "Business Week", avalia o desempenho das principais escolas de negócios do mundo, com enfoque nos cursos de MBA.

Financial Times (MBA) - Entres os critérios avaliados pelo jornal "Financial Times" estão a posição profissional dos ex-alunos e o acréscimo salário conquistado após a conclusão do curso de MBA e pós-graduação.
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