Imprimir

Notícias / Educação

Suspensão de pagamento do governo do Rio afeta universidades

Exame.com

v A decisão do governador Sérgio Cabral de suspender os pagamentos da administração do Rio até que o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronuncie sobre a nova lei de distribuição dos royalties de petróleo está afetando as atividades do sistema estadual de ensino superior, segundo alegam as universidades, que reclamam da falta de repasse dos recursos.

Ontem (11) à noite, o governador Sergio Cabral divulgou nota informando que os pagamentos às áreas de educação e saúde serão retomados no próximo dia 18. Além disso, a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, responsável pelas universidades, garantiu que os pagamentos serão feitos até amanhã (13), e que não houve anormalidade por conta dos royalties, já que a ordem de pagamento foi feita no dia 8 de março.

A secretaria ainda destacou, por meio de nota também divulgada ontem, que os servidores públicos não serão afetados pelos cortes. No comunicado, foi garantido que os bolsistas e professores substitutos também continuarão recebendo.

As universidades estaduais, no entanto, vêm reclamando da falta de recursos. Na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o chefe de gabinete da reitoria, Manuel Vazquez, informou hoje (12) à Agência Brasil que a instituição está sem verba para a compra de materiais de consumo. Segundo ele, os processos licitatórios foram paralisados.

O chefe de gabinete atribui o problema à suspensão de pagamentos ordenada no último dia 7 pela Secretaria Estadual de Fazenda, que bloqueou, segundo ele, os empenhos da Uenf . Ele disse que o anúncio do governador de retomada dos repasses não garante a normalização das atividades.

Imprimir